INSPIRE E SOLTE DEVAGAR

By | 19:50 Leave a Comment
Se os pulmões estão com a saúde em dia, respire fundo e comemore. Mas, se algo não está de acordo, vale a pena parar um pouco e tentar descobrir o que está acontecendo


Assim como o coração, os pulmões também são vitais para a existência humana. Se a respiração não está como deveria, algo muito sério pode estar acontecendo com o organismo e isso, certamente, implicará em uma série de limitações, a curto e médio prazo, no decorrer da vida. 

Dr. Omar César Moraes
O médico pneumologista, Omar César Moraes, explica que quando se pensa em manifestações pulmonares os principais sintomas são a falta de ar (dispneia), tosse seca ou produtiva, sangramento no escarro ou sangramento de maior volume (hemoptise), dor torácica e sibilância (chiado). Devido à quantidade de sintomas que as enfermidades nos pulmões podem apresentar até chegarem a um disgnóstico definitivo, de problemas respiratórios ao câncer, especialistas aconselham alguns cuidados especiais, independente do caso. "Os problemas com os pulmões podem apresentar inúmeras facetas, por isso é necessária a realização de exames para o diagnóstico correto e a indicação do tratamento mais adequado", reforça o profissional.

Diante disso, recomenda-se que sejam realizados os seguintes exames, específicos e obrigatórios, para  identificar um problema pulmonar: raio-x de tórax (sempre realizado de frente e de perfil) e a espirometria (exame que avalia a capacidade funcional do pulmão). Outros exames que podem ser solicitados de acordo com o caso são os de sangue (onde se avaliam possíveis infecções e as condições de oxigenação), a tomografia de tórax, a cintilografia pulmonar e a fibrobroncoscopia. 

Problema respiratório ou doença pulmonar?

Qualquer anormalidade que leve os pulmões a não funcionarem adequadamente pode ser considerada uma doença pulmonar. Contudo, o especialista tranquiliza ao afirmar que, assim como ocorre em todas as doenças, muitas podem ser reversíveis, como é o caso da tuberculose (dependendo do tempo para o diagnóstico e início do tratamento), pneumonia e gripe; outras  são controladas, como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica. 

Ainda assim, alerta para o fato de que cada condição dependerá dos hábitos e da qualidade de vida de cada paciente. "Alimentação saudável, atividade física, ficar longe de vícios (cigarro, bebida e outras drogas) e qualquer outro exagero, tudo isso continua sendo a melhor forma para a prevenção de 'surpresas desagradáveis' pelo caminho", adverte o especialista. 

DOENÇAS PULMONARES MAIS COMUNS: Asma, enfisema, bronquite, fibrose pulmonar, sarcoidose, bronquiolite, câncer, tuberculose, pneumonia, edema pulmonar, embolia, bronquiectasia, gripe e resfriado, rinite, abcesso pulmonar, tranqueobronquite, blastomicose, mesotelioma, beriliose e Síndrome de Ondine. 




Revista Mídia & Saúde Maringá-PR | Maio de 2015 | 
Fotos: Arquivo pessoal e banco de imagens
Produzido por: Mobi Comunicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: