A ÍNDIA ESTÁ AQUI

By | 22:39 Leave a Comment

Aromas, Cultura e Sabores: Uma Viagem de dar Água na Boca

Junte diversidade e sofisticação, acrescente porções de condimentos exóticos ou picantes e misture tudo. Finalize com pitadas de tradicionalismo e utilize criatividade a gosto.

Uma receita fácil que vai fazer você viajar para um dos mais sofisticados mundos da alta gastronomia: a culinária indiana.

Mais perto do que se imagina, localizado no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, o Restaurante Sharin, há mais de 10 anos na capital (desde o ano 2000), é o mais antigo e tradicional restaurante Indiano do sul do país, oferecendo aos seus clientes o que há de melhor e mais autêntico no que diz respeito aos hábitos e costumes Hindus.

Tipicamente decorado, o Sharin tem em seu espaço físico: um salão principal; o bar, onde, dentre as principais bebidas se destacam o coquetel New Deli (gengibre, limão e Run), Lassi (bebida não alcoólica de iogurte, com essência de rosas) e o conhecido Tchai (chá preto, gengibre, pimenta, leite e canela); além de uma pequena loja, onde os clientes podem comprar miniaturas, artigos de decoração e vestuário. No décor, divindades como Ganesh, Lakshmi, Shiva e Sidarta Gautama (Buda), enriquecem o ambiente, juntamente com os móveis em madeira esculpida, importados da Índia. O forno Indiano Tandoor e um elefante esculpido em madeira de 900Kg, também trazidos da Índia, complementam os atrativos da casa.

Dentre os pratos mais pedidos estão: o Biriani (cordeiro, frango ou camarão), Cordeiro ao Curry e o Tandoori (frango, carne ou peixe). Além, é claro, de uma grande variedade dos mais tradicionais petiscos como as Samosas (pastéis), Kebab (ovo de codorna com carne moída), os Chutneys (manga, cebola, gengibre etc.) e o pão (Nan). E para as sobremesas: o Elaich Kumani (sorvete de creme com damasco em calda), Gulab Jamun (bolinhas de leite, frito embebido em calda de açúcar e essência de rosas e cardamomo) e Halva Gajor (doce de cenoura).

Sob o comando do Chef Alexandre Sharin, portoalegrense descendente de italianos e apaixonado por culinária desde a infância, o restaurante nos remete a uma fascinante viagem pela Índia, um país exótico, onde o ato de comer se transforma em uma das mais elaboradas expressões de arte, que, de geração em geração, vem cada vez mais se aperfeiçoando e encantando os adeptos de uma boa culinária.

De acordo com o Chef, cada tempero tem papel fundamental no preparo dos pratos, que são cuidadosamente estudados e trabalhados para o melhor resultado, sempre. “Praticamente todos os temperos são preparados aqui mesmo na nossa cozinha, como o Curry, por exemplo, um dos mais utilizados. Acredito que para cozinhar bem não basta estudar, ter a técnica, é preciso mais, é preciso ter um dom e, acima de tudo, gostar do que está fazendo. Por isso me preocupo com a qualidade e a origem dos ingredientes que utilizo em meus pratos, para conseguir transmitir o que sinto, da melhor forma possível, aos que, assim como eu, apreciam essa maravilhosa cultura que é a gastronomia indiana”, explica ele.

O Chef Sharin é autodidata. Formado em Direito pela PUC-RS em 1998, não chegou a exercer a profissão, pois foi logo “enfeitiçado” pela magia e beleza da Índia, onde esteve por cinco vezes, sob influência de um amigo da família, e pôde conhecer melhor a cultura e tradições do lugar. Também esteve nos Estados Unidos, onde fez alguns cursos de especialização em gastronomia. Todo seu conhecimento e habilidades lhe renderam hoje vasto reconhecimento, indicações e premiações em diversas mídias.

O Restaurante Sharin está localizado à Rua Felipe Neri, 332 – bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. Para mais informações e reservas, entre em contato pelo fone:

(51) 3333-8596 ou através do site: www.sharin.com.br


Curiosidades da cozinha indiana

A culinária indiana é caracterizada pelo uso sofisticado e sutil de muitas ervas e especiarias. Considerada por alguns como a culinária mais diversificada do mundo, cada ramo da sua cozinha é caracterizada por uma ampla gama de pratos e técnicas. Embora uma significativa porção desta comida seja vegetariana, muitos de seus pratos tradicionais incluem frango, peixe, cordeiro e outras carnes.

As especiarias mais importantes são as pimentas, semente de mostarda preta, cominho, cúrcuma, feno-grego, gengibre e alho, além de algumas folhas, como tejpat (folha da Cássia), coentro e menta. Nos pratos doces são usados cardamomo, noz moscada, açafrão, e essência de pétalas de rosa.

Chá é a bebida típica mais comum por toda a Índia, o qual é geralmente preparado como Masala Chai, com uma mistura de especiarias fervidas no leite. O café é a segunda bebida mais popular. Outras bebidas incluem Nimbu Pani (limonada), Lassi (feita com mistura de iogurte com água, sal e especiarias), Badam Dood (leite com nozes e cardamomo), Chaach (feito com coalhada/iogurte) e Sharbat (suco de frutas e pétalas de flores). Os indianos também têm muitas bebidas alcoólicas nativas como vinho de palma, Fenny (tipo de licor), Bhang e cerveja indiana. Porém, a prática de consumir bebida junto com comidas não é muito comum.


SUGESTÃO DO CHEF


BUTTER CHICKEN

Ingredientes:

300 g de pernil de cordeiro desossado, cortado em tiras
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de sumo de um limão
1 cebola picada
fundo de cordeiro (caldo utilizado para cozinhar o cordeiro)
1 colher de chá de cominho em grão
1 ata de hortelã desfolhado e grosseiramente picado
1 taça de espumante Brut
Preparo de Gengibre e alho (uma colher (sopa) de molho de gengibre e alho – o molho de gengibre pode ser substituído pelos naturais picadinhos)
1½ colher de Curry
4 colheres de sopa de nata
Sal a gosto

Como fazer:

Aquecer o óleo e refogar a cebola até dourar. Acrescente o cominho em grão, o Curry, a hortelã, o sumo de limão, e o preparo de gengibre e alho. Mexa de vez em quando e deixar cozinhar por 1 ou 2 minutos. (Deixar o tempero se desprender). Quando a molho estiver secando, adicione o cordeiro e refogue novamente até dourar. Vá regando com a espumante e depois adicione o fundo de cordeiro. Para finalizar, adicione a nata, coloque o sal a gosto e se achar necessário adicione um pouco mais de Curry.

Sirva com arroz Basmati, Jasmin, enfeite com uma hortelã e está pronto para servir. Também pode acompanhar com o pão Nan ou Sírio.



Sugestão do Chef | Jornal Bela Vista | Porto Alegre-RS

Novembro de 2010
Fotos: Divulgação

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: