É TEMPO DE QUEDA

By | 20:51 Leave a Comment
EM FAMÍLIA | SAÚDE DA MULHER

Para muitas mulheres, a chegada do outono implica em sensível perda capilar. Entenda como isso funciona e não se desespere, você não está sozinha!


Não só as folhas secas caem no outono, mas muitos fios de cabelo também. De acordo com especialistas, nos meses mais frios, a mudança de temperatura e a baixa luminosidade  solar diminuem o estímulo da divisão celular, fazendo com que o número de fios também diminua e ocorra o enfraquecimento da raiz. Os fios caem mais rapidamente e nascem mais devagar.

A redução da frequência de lavagens e a utilização da água quente no banho, também são fatores que podem influenciar essa estatística, uma vez que estimulam a oleosidade do couro cabeludo e o ressecamento da fibra capilar.

Por que isso ocorre?

A prolactina, hormônio que regula o nascimento e crescimento dos fios, tem pouco estímulo em estações com baixa radiação solar, o que favorece a queda. Outras causas também podem ter relação direta como disfunções metabólicas, alterações de hormônios e até mesmo um desgaste proveniente do verão, em caso de exposição solar intensa sem proteção capilar e, ainda, na perda de proteínas por diversas razões. 

O uso da água quente também pode ser responsabilizado, pois estimula as glândulas sebáceas e, consequentemente, a produção de oleosidade que favorece a obstrução do bulbo, onde nasce o fio. Além disso, nessa época do ano aumenta a incidência de dermatite seborreica, uma das manifestações mais comuns associadas à calvície.

Visualmente impactante

Passa a ser considerada uma perda visualmente impactante a partir do momento que começa afetar a saúde mental e, como consequência, a do corpo. No entanto, isso somente será possível se a queda de cabelo estiver associada a outros fatores como alterações hormonais , dietas radicais, estresse, anemia, ovário policístico, problemas de tireoide e período pós-parto, baixa imunidade, depressão, uso prolongado de alguns medicamentos, herança genética, entre outros. Caso contrário, não há com o que se preocupar.

Encontrar cabelos no pente, no chão, no ralo do banheiro e no travesseiro é absolutamente normal, em qualquer época do ano. A menos que a situação esteja fora de controle, muito intensa ou incomodando outros fatores em sua vida. Nesse caso, recomenda-se procurar um dermatologista ou tricologista, que poderá identificar a gravidade, causas e tratamentos para o "terror da estação" que antecipa o inverno.

DICA IMPORTANTE

Lavar os cabelos com água fria é melhor do que com água quente. Com a temperatura de até, no máximo, 20 graus, você não retira toda a proteção dos fios e os mantêm bonitos por muito mais tempo e evita a queda desnecessária. 



Revista Mídia & Saúde Maringá-PR | Maio de 2015 | 
Fotos: Arquivo pessoal e banco de imagens
Produzido por: Mobi Comunicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: