TUMORES DA TIREOIDE

By | 14:45 Leave a Comment
Nem sempre o nome significa prognóstico ruim. Mas, mesmo que seja, não existe razão para desespero, pois, especialistas garantem que a maioria dos casos têm cura


Ultimamente, muito se ouve falar no aumento de casos diagnosticados de tumores na tireoide. No entanto, somente o que se sabe, até então, é que, aproximadamente, 50% da população poderá apresentar algum tipo de nódulo nessa glândula, em algum momento da vida. De acordo com a endocrinologista Thais Helena Hernandez Micheletti Freire, ocorre que, com o avanço tecnológico e, em especial, o advento da ultrassonografia, tem sido possível obter diagnósticos precoces e mais precisos, onde se constata que, a cada 20 nódulos diagnosticados, um pode ser maligno. 

Dra. Thais Helena H.M.Freire
Os tumores da tireoide são classificados de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) em benignos e malignos. Tumores malignos são raros e apresentam quadro clínico extremamente variável, desde aqueles com crescimento muito lento e compatível com expectativa de vida normal, até outros com péssima evolução e que causam o óbito em meses. Habitualmente, a descoberta do nódulo é acidental, feita pelo médico, pelo próprio paciente ou por sua família. Mais raramente, o problema é visto devido à presença de metástases no pescoço, pulmão os ossos. Sendo assim, na suspeita, um especialista endocrinologista deve ser prontamente procurado, uma vez que o tratamento precoce apresentará maior chance de cura. 

AGRAVANTES

De acordo com a especialista, não se sabe ao certo por que os nódulos aparecem. No entanto, uma série de fatores relativos à história e ao exame físico são importantes no diagnóstico de tumor maligno (câncer). Assim, a história prévia de radioterapia na região anterior da cabeça e do pescoço, durante a infância e adolescência, está frequentemente associada à ocorrência posterior de carcinoma tireoidiano. Outro dado importante é a presença de carcinoma tireoidiano em membros da mesma família, sugerindo fator genético. "A idade também é muito importante, pois, nódulos em jovens, menores de 30 anos, têm chance maior de serem malignos, principalmente nas crianças", alerta a médica. 

Em relação ao sexo, a endocrinologista ainda afirma que, geralmente, a mulher tem mais tendência ao aparecimento de nódulos, porém, quando surge nos homens, o risco de malignidade costuma ser maior. 

Também é importante atentar para algumas características específicas, como: nódulo de crescimento rápido, rouquidão, nódulos de consistência endurecida e gânglios no pescoço (linfonodos cervicais). Mesmo assim, há que se manter a calma. Conforme explica a médica, "hoje, com a evolução da medicina, os diagnósticos costuma ser muito precisos, seguros e, praticamente, indolores. Atualmente, registros comprovam que cerca de 80% dos casos são curados e evoluem com uma ótima qualidade de vida", tranquiliza. 


Revista Mídia & Saúde Maringá-PR | Setembro de 2015 | 
Fotos: Arquivo pessoal e banco de imagens
Produzido por: Mobi Comunicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: