QUEBRANDO TABUS

By | 22:14 Leave a Comment
Setor moteleiro investe em estruturas para a realização de eventos



Uma nova tendência, um tanto inusitada, está se tornando cada vez mais frequente nos últimos tempos para o mercado de eventos. A utilização de suítes de motéis para a realização de comemorações e confraternizações vem conquistando significativo espaço no setor e despertando a curiosidade de muita gente.

O que poucos sabem é que a prática é bem mais comum do que se imagina. Não obstante, ainda sofre preconceitos por tratar de um tema bastante polêmico. O simples fato de envolver um ambiente, criado inicialmente para proporcionar privacidade e troca de intimidades entre casais, ainda gera bastante desconforto por parte dos mais conservadores, sobre o modo como a sociedade poderá ou não julgar a chamada "quebra de protocolo".

No entanto, não se pode negar, o mundo moderno instiga a experimentação do novo, da inversão de conceitos e valores, de questionamentos sobre o que é certo ou errado e de tudo aquilo que possa, um dia, ser transformado em boas histórias para serem recordadas e compartilhadas com as gerações futuras. Talvez como forma de legado, talvez pela necessidade de fugir da tensão exigida pelas obrigações do cotidiano. Fato é que, indiscutivelmente, não levar a vida tão a sério, se divertir, se permitir, experimentar prazeres e novas experiências é a melhor solução para viver de maneira mais feliz e saudável.

Em Porto Alegre, o Grupo Hoteleiro Verdes Pássaros, especializado no segmento de motéis há mais de trinta anos, investe em alternativas inovadoras com o intuito de quebrar paradigmas sociais de conceitos pré-estabelecidos. Suítes foram construídas com toda estrutura necessária para a realização dos mais variados tipos de eventos, de aniversários a confraternizações corporativas, de casamentos a bodas de ouro. Basta deixar o preconceito de lado e soltar a imaginação, pois a diversão é garantida.

Como tudo começou

Em atuação desde 1978, o Grupo está sempre em busca de excelência no atendimento e oferece o que há de melhor e mais sofisticado em produtos e serviços. A fim de promover entretenimento com conforto e qualidade, seus empreendimentos destacam-se pela arquitetura temática, característica marcante da empresa, que está sempre atualizada e à procura de inovações e exclusividades. 

Gilberto Dionisi
Seu fundador, o engenheiro Gilberto Dionisi, nascido na Itália e hoje com 62 anos, conta que já enfrentou muito preconceito e chegou a ser considerado um maluco por muitos quando, juntamente com alguns colegas de profissão, decidiu deixar de lado a carreira para se tornar um empresário do ramo moteleiro. Dionisi exerceu a profissão de engenheiro eletricista e civil, trabalhou em empresas de engenharia e lecionou durante 25 anos na PUCRS. "Naquela época, motel era visto como uma coisa de segunda linha e seus proprietários também. Quando disse para minha mãe que ia construir um ela quase teve um infarto", comenta o empresário.

Os tantos anos de estudo e formação foram fundamentais para trazer ao engenheiro conhecimento e informação, suficientes para apostar na novidade com uma visão diferente, uma visão empresarial de um negócio que poderia dar (e deu) certo. Hoje, trinta anos depois, Gilberto, que continua trabalhando diretamente na execução e projeto de cada obra do Grupo - juntamente com seus sócios (um engenheiro e um médico), sua esposa e filhas - gerencia e mostra com orgulho um dos maiores e mais respeitados empreendimentos do sul do país.

Os tradicionais motéis Alpes, Sahara e Cálidon, são o 'carro-chefe' do Grupo Verdes Pássaros, que passaram a ser chamados de Spas por serem, atualmente, reconhecidos como ambientes que proporcionam prazer e bem-estar, independente do fim para o qual é utilizado. De acordo com Dionisi, o termo "Spa", quebra a entonação discriminatória trazida pela palavra 'motel' e representa melhor a filosofia da empresa que é a de trazer 'Spaços', que proporcionem o prazer de viver bem, buscando por uma sociedade cada vez mais entregue ao estresse, violência, individualidade, competição e completa dizendo que "em nossos Spas, o cardápio é completo e sem restrições, onde qualquer um pode desfrutar de todos os prazeres provando que são bons de cama, mesa e fogão!", brinca ele.

Quando questionado sobre o porquê do investimento além do convencional, o empresário afirma que seu foco está em, justamente, atrair um público diferenciado, que não tenha medo de fugir do que é taxado como convencional e que tenha novas ideias. E encerra dizendo: "Não quero me manter naquele padrão de que motel é destinado apenas para casais. Quero que o cliente venha tomar um chope com os amigos, que venha com a família e se hospede em nossos Spas para passar um fim de semana ou por outro motivo que tenha vontade, desde que reúna descanso, conforto, prazer e diversão".

Para quem só acredita vendo...

Cálidon Spa (desde 2006) - Traz em sua arquitetura a beleza da mitologia grega, mas foi inaugurado com a estrutura parcialmente acabada. Prevista para os próximos anos, a conslusão total da obra contará com 60 apartamentos distribuídos em dois motéis - Cálidon e Creta - totalizando 7 mil metros quadrados. Com muita originalidade e imponência, a ideia deste último empreendimento do Grupo surgiu de viagens feitas à Grécia e ao sul da Itália, onde, de acordo com seu idealizador, há mais palácios gregos conservados do que na própria Grécia. Uma das suítes mais requisitadas para a realização de eventos encontra-se no Cálidon. É a Spahidrux Gourmet, que totaliza 300 metros quadrados, possui espaço amplo, com cozinha completa e equipada para receber até 80 convidados em uma única acomodação. Dispõe de fogões industriais e caseiros, churrasqueira, refrigerador, micro-ondas, mesas para refeições, mesa de sinuca, pista de dança, máquina de fumaça, aparelhagem de som, jogo de luzes, espaço de cinema com TV LCD Full HD 42" e Home Theater com acomodação angular.

Sahara Spa (desde 1999) -  Considerado um dos mais qualificados motéis da Grande Porto Alegre, é localizado no coração da região metropolitana, na cidade de Cachoeirinha, a poucos quilômetros da capital e do Vale dos Sinos. Uma viagem ao Marrocos e Turquia trouxe a inspiração para a reprodução de palácios árabes e mesquitas tão ou mais sofisticados que os originais. No Sahara, existem três suítes com capacidade para abrigar eventos: a Grã-Khalifa, com estrutura dividida em dois andares, dispõe de bar, churrasqueira, piscina térmica com fonte, pista de dança com globo giratório, sequencial de luzes e pátio ao ar livre com espreguiçadeiras; e as suítes Grã-Vizir, que concentram estas e outras atrações, em nada menos que quatro andares, com acessos exclusivos por elevadores individuais e com a possibilidade de serem unidas para um megaevento.

Alpes Spa (desde 1980) - Primeiro empreendimento do Grupo, o motel Alpes  é bastante característico por sua decoração romântica de chalezinhos, floreiras nas janelas e a famosa "rampa dos Alpes". Localizado a poucos quilômetros da PUCRS, foi construído em uma montanha com mara nativa preservada e aspecto alpino. A ideia se tornou sinônimo de requinte, discrição e muito bom gosto. Para a realização de eventos o Alpes disponibiliza quatro ambientes, que podem ser integrados ou não, possibilitanto uma capacidade ainda maior de convidados. As suítes Saint Moritz, Lugano e Cortina D`Ampezzo, juntas se transformam em um incrível salão de festas com diversos ambientes, de pista de dança a sessão de cinema.

POUSADA DOS VIAJANTES: A ORIGEM DOS MOTÉIS

A palavra surgiu em 1925, quando o arquiteto norte-americano Arthur Heineman projetou um hotel destinado a motoristas, ao lado da rodovia que liga São Francisco a Los Angeles, naa Califórnia, EUA. Como o público-alvo do estabelecimento eram pessoas que viajavam de carro, Heineman juntou os primeiros fonemas de "motor" (de carro) aos últimos de "hotel" para compor o nome de seu projeto: Milestone Motel (atualmente, Motel Inn). 

No Brasil, os motéis surgiram como locais para encontros amoroso na década de 60, pois os hotéis não permitiam estadias de curta permanência. Em alguns estados, policiais da Delegacia de Costumes ficavam escondidos, contando no relógio o tempo de hospedagem de um casal e, na saída, autuavam amantes e o estabelecimento por crime contra os bons costumes. Para fugir à vigilância policial, empresários do ramo foram buscar inspiração nos Estados Unidos. O primeiro estabelecimento do gênero teria sido construído em 1968, em uma estrada do município de Itaquaquecetuba, interior de São Paulo: o Motel Playboy. (Fonte: "A Origem Curiosa das Palavras", de Márcio Bueno).


Revista Eventos do Sul | Porto Alegre-RS | Outubro, Novembro e Dezembro de 2011
Fotos: Juliana Nunes e Divulgação
Produzido por: Stampa Design
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: