DA SBÓRNIA PARA PORTO ALEGRE, UMA GOSTOSA BRINCADEIRA ENTRE GASTRONOMIA E TEATRO

By | 19:30 Leave a Comment

CAFÉ EM CENA

Gastronomia e teatro se misturam em uma só arte

Já é tradição na Capital gaúcha. Para todos aqueles que apreciam uma boa programação cultural, início de ano é tempo de acompanhar a temporada de verão do espetáculo "Tangos & Tragédias". Criado em 1984, o musical interpretado pelos atores gaúchos Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez, desde 1987 é exibido nos meses de janeiro e fevereiro, no Theatro São Pedro, sediado na Praça Marechal Deodoro (também conhecida como Praça da Matriz), no Centro de Porto Alegre.

"Tangos & Tragédias", que está em cartaz até 20 de fevereiro, de quintas a domingos às 21h, conta a história do Maestro Pletskaya (Nico Nicolaiewsky) e do violinista Kraunus Sang (Hique Gomez), personagens naturais do fictício país chamado Sbórnia, de onde os dois teriam fugido após a chegada do rock'n roll, refugiando-se então no Rio Grande do Sul.

A Sbórnia, segundo contam os personagens, era um país ligado ao continente por um istmo e que se separou após sucessivas explosões nucleares malsucedidas. Atualmente, é uma ilha à deriva, que encontra-se navegando livremente pelos mares do mundo. Tem como sistema político vigente o anarquismo hiperbólico, vive a reciclar o lixo cultural de outras nações e possui uma moeda própria: o scombrio. Sobre a gastronomia, destaca-se a Sclerks di Bizuwin, uma linda flor, repleta de mistérios e que revela respostas para perguntas que ainda não foram feitas, a todos aqueles que a consomem.

Tudo isso, apresentado de uma maneira bastante caricata e divertida, instiga cada vez mais a curiosidade dos espectadores, não apenas do público novo, como também daqueles fãs que acompanham a dupla desde o início de suas carreiras e que lotam a casa em todas as apresentações.

SanduBAH do Kraunus

E como não poderia ser diferente, toda boa cultura pede uma boa culinária como acompanhamento. O Sugestão do Chef descobriu, então, uma mistura que, pelo segundo ano consecutivo, faz a temporada de verão de "Tangos & Tragédias" ficar ainda mais gostosa. Localizado no foyer superior do Theatro São Pedro, o Café Du'Attos preparou um cardápio especial para a temporada do espetáculo, sob o comando da chef Andrea Ernst Schein. A chef Andrea elaborou, juntamente com toda a sua equipe, o bem humorado Café da Sbórnia, em homenagem ao título do espetáculo neste ano: "Os Reis do Bah Bah Bah". Os pratos vão desde Pão de Queijo BAHcana, BAH BAH Tchê Escondidinho, BAH Bruschettas, BAHnaninha Gelada (preferido pelo Kraunus) e os SanduBAHs do Kraunus e do Pletskaya (preferido por Nico). Além destes, ainda compõem o cardápio, pratos com nomes de personagens citados durante a peça, como o suco Ana Cristina (abacaxi com manjericão), a sobremesa Marcelo e Roberta (gateau de doce de leite com calda de requeijão) que é um dos doces perfumados com extrato da flor de Sclerks di Bizuwin.
BAHsileirinha

De acordo com a chef, toda a gastronomia do Du'Attos Café enfatiza as artes como um todo, valorizando principalmente a cultura brasileira. Tudo é preparado no próprio restaurante, por uma equipe, todos profissionais qualificados, que primam por qualidade e excelência, tanto nos cuidados com a preparação dos pratos, quanto no atendimento dos frequentadores do Theatro São Pedro.

Formada em Artes Plásticas, a chef Andrea é professora e consultora de Gastronomia e tem 20 anos de experiência na área, com especialização na França e Espanha e também ministrando aulas na Unisinos e no Senac. "Cozinho não só para comer, mas também como forma de cultura e arte", destaca a chef, que é especialista na criação de pratos a partir de temas culturais, adaptados às características do público muito exigente e “refinado” que frequenta o espaço, e preza não só pelo sabor, mas principalmente pela boa apresentação do prato.

Café da tarde

BAHnaninha Gelada
O Du'Attos Café está em funcionamento no Theatro São Pedro desde 2010, administrado pelos proprietários Eliana Pivatto e Selmar Bernstein, que já estão há 15 anos no ramo com o Du'Attos Restaurante, sediado na Galeria Chaves e o Du’Attos Restaurante Multipalco desde 2009 . Atualmente, conta com capacidade para atender cem pessoas simultaneamente no espaço, primando não só pela qualidade, mas também pela originalidade dos cardápios temáticos nos eventos especiais.

Durante a temporada de "Tangos & Tragédias", a qualificada equipe Du'Attos oferece o Café da Sbórnia, aberto ao público de terças a sextas-feiras, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 18h às 21h. Reservas pelo telefone (51) 3211.4000.

SERVIÇO

SanduBAH do Pletskaya
- Du’Attos Café: terças a sextas-feiras, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 18h às 21h.

- Du’Attos Restaurante Multipalco: almoço com buffet executivo aberto ao público. Das 11h30min às 15h, de segunda a sábado. (os sócios da Associação Amigos do Theatro São Pedro contam com desconto especial de 10%).

- Du’Attos Restaurante Galeria Chaves: almoço com buffet executivo das 11h30min às 15h, de segunda a sexta. Nas terças e quintas-feiras o buffet executivo é acompanhado com sushi.

A partir do outono até a primavera o Du´Attos Café serve o tradicional chá da tarde, sempre às quartas-feiras, e o cardápio segue até dezembro. Mais informações também poderão ser encontradas pelo telefone: (51) 3211.4000.



Maestro Pletskaya | Chef Andrea Schein | Kraunus Sang


Sugestão do Chef Jornal Bela Vista | Porto Alegre-RS 
Janeiro e Fevereiro de 2011 | 
Fotos: Nicholas Galvão




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: