SINDPOA

By | 13:31 Leave a Comment

Indústria do Turismo e Gastronomia Cresce no País

“O setor de alimentação fora do lar, que engloba 2 milhões de estabelecimentos e emprega 6 milhões de pessoas, atualmente, movimentou R$ 65,2 bilhões em 2009, no Brasil. Acrescente a este número os milhares de turistas que chegam diariamente ao nosso país e você poderá ter uma noção do tamanho desta indústria”. Foi com este argumento que o atual Presidente do Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre - SINDPOA -, Sr. José de Jesus Santos, defendeu a importância do setor para a economia do país, em entrevista ao Jornal Bela Vista.

Sr. José de Jesus Santos - Presidente do SINDPOA
O Sindicato representa e lidera o setor da hotelaria e gastronomia, promovendo integração e desenvolvimento sócio-econômico na região. Atuando em parceria com outras entidades, como o Porto Alegre Convention Bureau, por exemplo, mantém o constante objetivo de atrair eventos para a cidade, principalmente nesta época de final de ano, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de valorizar o que a Capital Gaúcha tem de melhor em termos de lazer, cultura e diversão.

Junto aos seus associados e empresas parceiras, valoriza o relacionamento com o cliente/consumidor, enviando informativos eletrônicos (Webcard) que estimulam a permanência do público na cidade, que costumeiramente, deixa de prestigiar o comércio e atrações locais em busca de “algo novo” como forma de distração, principalmente em épocas festivas, de feriados prolongados e férias. Alguns exemplos, dentre tantas atrações, destacam-se o Liquida Porto Alegre, Porto Verão Alegre e o Carnaval, em Fevereiro.

O turismo é uma indústria que se faz através de parcerias público-privadas. Não apenas em questões de infraestrutura e logística, como no importante campo da qualificação para o setor gastronômico e de hotelaria. O SINDPOA tem realizado parcerias também com o Governo Estadual e, principalmente, o Municipal na busca por melhores resultados. No entanto, o Rio Grande do Sul ainda tem muito que acrescentar em suas atividades para se chegar a estes resultados de maneira satisfatória. “Para tanto, o poder público precisa despertar para a importância desta área econômica. A revitalização do Cais Mauá e do centro da cidade, são exemplos de iniciativas que servirão como atrativos para o turista e também para toda a comunidade Portoalegrense, como forma de construir de maneira consistente uma história para o futuro”, enfatiza o Presidente do Sindicato.

Comerciante, proprietário de um restaurante no centro da Capital, há 40 anos, Santos assumiu a presidência do Sindicato em Março deste ano - para um mandato de quatro anos - e estará, portanto, atuando também à frente do que seja, talvez, a principal atividade tão esperada para a concretização do crescimento econômico, cultural e de infraestrutura, beneficiando não só o Rio Grande do Sul, como todo o país: a Copa do Mundo de 2014.

Benefícios para a Nação

É do conhecimento de todos que a próxima Copa do Mundo, em 2014, será realizada no Brasil. O Ministério do Turismo definiu com isso, quatro eixos de atuação para o evento esportivo, e um deles, diz respeito à qualificação profissional, juntamente com promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infraestrutura turística, tendo como objetivo, promover a “atratividade e satisfação do turista por meio de qualificação profissional de serviços como receptivos de aeroportos, estações, hotéis, funcionários de restaurantes, motoristas de táxi e outros serviços”.

E, como uma das sedes da Copa, Porto Alegre já antecipa os preparativos através do Programa Bem Receber Copa, que pretende qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013.

Através de seu Centro de Qualificação Profissional, o SINDPOA toma frente deste desafio, oferecendo treinamentos e cursos de capacitação, conforme segue abaixo:
Treinamento/Curso Presencial:

- Encontros Técnicos – Dicas Turísticas de Porto Alegre: Objetivo: Qualificar o atendimento de toda a equipe de colaboradores de hotéis de restaurantes e demais setores voltados ao turismo. Local: SINDPOA. Freqüência: Mensal. 40 vagas disponíveis. (Acontece desde 2007 e já existem 700 treinados)

- Conversação básica de Inglês: Objetivo: Preparação básica de conversação para profissionais da área de hospedagem e alimentação. Local: SINDPOA. Freqüência: 12 horas/aula. 30 vagas disponíveis.

- Escola Virtual dos Meios de Hospedagem – Cursos EAD (Ensino à Distância)
Público-alvo: Recepcionistas, Mensageiros, Governantas, Gerência, Capitão-porteiro

- Copa na Mesa – Programa Bem Receber Copa voltado para profissionais da área de gastronomia.

- Língua Estrangeira - Turismo Receptivo: Inglês e Espanhol básico e essencial. Realizado em parceria com FGTAS e SECOPA.

- Olá Turista: Inglês e Espanhol para profissionais da área de turismo. Realização: Ministério do Turismo e Fundação Roberto Marinho.
Mais informações poderão ser encontradas nos sites: http://www.shrbs-rs.org.br/ ou http://www.bemrecebercopa.com.br/

A Entidade

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre, designado abreviadamente de Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre – SINDPOA - foi fundado em 1942 por empresários do ramo de hotelaria e gastronomia de Porto Alegre e região metropolitana para representar a categoria.

Tendo como Base Territorial as cidades de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, São Leopoldo, Sapucaia e Viamão, o SINDPOA dispõe de auditório, salas para cursos e reuniões e equipe de funcionários capacitados para atender aos sócios, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Suas principais atribuições consistem em: representar os direitos e interesses do comércio de hotéis, restaurantes, bares e similares; celebrar convenções e contratos coletivos de trabalho; prestar assistência em acordos coletivos individuais e conflitos trabalhistas; conciliar divergências e conflitos entre os associados e integrantes da categoria, bem como promover a solidariedade e a união entre eles; colaborar e estimular os poderes públicos, como o órgão técnico consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionem com a categoria econômica à qual representam.

Atualmente possui sede própria, situada à Rua Dr. Barros Cassal, nº 180 Cj. 801/803, no centro da Capital.


Sugestão do Chef | Jornal Bela Vista | Porto Alegre-RS

Dezembro de  2010

Foto: Divulgação

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: