POR QUE NÃO O CHURRASCO?

By | 13:41 1 comment

As comemorações de final de ano são propícias à confraternização, ao clima de paz, alegria e para estar próximo à família. É sinônimo de casa cheia, de amigos reunidos e de mesa farta. Mas a correria para recepcionar os convidados, os preparativos com a decoração e a comida, muitas vezes deixa o anfitrião exausto e sem ânimo para aproveitar as festas como deveria.

A ocasião pede algo mais sofisticado e elaborado, variedades de pratos com ingredientes exóticos e sobremesas exuberantes. Mas, se a ideia principal é se reunir com as pessoas queridas, em clima de confraternização e alegria, por que não o bom e velho churrasco? Tradição por tradição, esta típica culinária gaúcha, continua sendo unanimidade na preferência da maioria dos brasileiros e pode evitar constrangimentos na hora de agradar os convidados, além de poupar tempo e estresse na preparação do cardápio.

Originário dos pampas gaúchos, o churrasco surgiu no século XVII, quando a região, disputada por castelhanos e paulistas, era ocupada por milhares de cabeças de gado selvagem, oriundas de Buenos Aires e de outras áreas da Argentina. Nesta época, o churrasco como conhecemos hoje, era raríssimo, pois não havia preocupação com o comércio de carne bovina, mas sim com a obtenção de couro e sebo. Com o tempo, o homem foi aperfeiçoando e descobrindo novas técnicas de cozimento e criou outros recursos, conhecidos hoje até pela alta gastronomia internacional, aliando ciência ao prazer de cozinhar, o que transformou a ‘carne no espeto’ em um alimento de fácil preparo e de preço acessível a todas as camadas da população.

A opção que faltava

É possível elaborar uma ótima apresentação de sua “ceia de churrasco”, com requinte e sofisticação, como manda o figurino. Com um pouco de criatividade, imaginação e algumas variedades de cortes e acompanhamentos, você poderá surpreender seus convidados, como nunca antes.

A Boutique de Carnes Moussalle, localizada no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, há 2 anos já é referência no comércio de carnes, acompanhamentos e acessórios para churrasco, com atendimento personalizado e padrão de alta qualidade.
Segundo conta o proprietário da loja, Sr. Zilmar José Moussalle, a Boutique de Carnes teve início como um ‘hobby’ para ajudar os amigos a prepararem um bom churrasco: “Diversos amigos e parentes, me perguntavam: ‘tu que lidas com este segmento, e gosta de fazer churrasco, onde se compra uma carne para um excelente churras?’. Eu indicava, e nem sempre eles tinham sucesso”, lamenta.

Portoalegrense, formado em Medicina Veterinária e Consultor de Empresas do segmento frigorífico e de abate de bovinos e derivados, Moussalle atua na área desde 1972, período em foi trabalhar no Ministério da Agricultura, junto ao Serviço de Inspeção Federal, por onde permaneceu durante 25 anos, dos quais, por 13 anos foi chefe deste serviço no estado do RS.

De acordo com o empresário, nesta época, nem o varejo e nem a indústria eram culpados pela falta de opção ou não qualidade dos produtos oferecidos. Os frigoríficos nem sempre abatiam animais jovens e selecionados e o varejo, dificilmente conseguia comprar o que desejava. “Apenas de uns cinco anos para cá”, explica, “o Governo Estadual passou a incentivar o abate de animais mais jovens, também como forma de reduzir o ICMS, quando a média para o abatimento passou de 4 a 5 anos, para 2,5 a 3 anos”. A partir de então foi criada uma Associação de Produtores que, em parceria com diversos frigoríficos, passaram a dispor de uma equipe de Controle de Qualidade, garantindo ao produto um selo de Garantia de Padrão de Qualidade, o que significa que o produto poderá ser adquirido sem receio.

Foi a partir daí que a Boutique Moussalle aderiu aos padrões, confiando na segurança passada pela Associação e frigoríficos fornecedores, comercializando cortes nobres para o churrasco, de qualidade Angus, que já vêm embalados a vácuo e são rigorosamente mantidos na temperatura preconizada pelas legislações vigentes. “Juntando tudo isso, resolvemos colocar este comércio especializado no mercado, pois acreditamos que tem espaço pra isso. Não existe distinção de público, nosso preço é igual ou inferior ao comparativo com os mesmos cortes expostos no comércio da capital e, por isso, acreditamos que nosso alvo são todas aquelas pessoas que gostam de fazer e saborear um excelente churrasco e ainda, ser elogiado por todos os seus convidados”, enfatiza Moussalle.

Quando perguntamos se seria possível fazer uma bela ceia de final de ano com os ingredientes básicos para o churrasco, o empresário exalta: “O churrasco, é uma forma de reunir a família e os amigos. E, ainda mais por essa tradição estar mais enraizada aqui no Estado, sempre que tem uma comemoração ou um encontro, a primeira ideia que vem na cabeça de todos, é um bom e suculento churrasco”. E complementa dizendo que todos os seus funcionários recebem treinamento em indústria frigorífica, para que possam orientar da melhor forma possível as dúvidas dos clientes, que, certamente, levarão as melhores carnes para fazer seu assado, sem qualquer medo de errar na compra da matéria-prima. “Até hoje só temos clientes satisfeitos com o produto e a qualidade oferecida, tanto na carne quanto em nossas instalações”, encerra ele.

Ponto de Venda

A Moussalle Boutique de Carnes oferece opções de cortes tradicionais, nobres e diferenciados, como o bife de chorizo (corte uruguaio), picanha com alcatra e o T-Bone Steak (corte americano – filé mignon e contra filé juntos), além, é claro de carnes bovinas, ovinas, suínas e diversas outras opções de produtos e acessórios para churrasco. E como complementos, a Boutique ainda lista opções em temperos, farinhas, especiarias, carta de vinhos, cervejas uruguais e long necks, refrigerantes, sobremesas, além de uma linha de churrasqueiras, grelhas, facas artesanais, chaíras e outros acessórios.


Mais informações podem ser encontradas no site: 

www.boutiquedecarnesmoussalle.com.br ou através dos telefones: (51) 3333-3878 | 3333-2978. Avenida Neuza Goulart Brizola, nº 406 – bairro Bela Vista, em Porto Alegre, RS. 


Sugestão do Chef | Jornal Bela Vista | Porto Alegre-RS

Dezembro de 2010

Fotos: Divulgação

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário: