IMIGRANTES SAUDÁVEIS E APETITOSOS

By | 13:55 Leave a Comment

A Culinária Japonesa Influenciando Hábitos e Costumes Brasileiros


O chef Cleber Vital

Um pouco de História

Kasato Maru chega ao Brasil no ano de 1908, mais precisamente no dia 18 de junho. Aportando no Porto de Santos, o navio, de origem Russa, trazia um grupo de 165 famílias orientais, ao todo 781 pessoas, com destino ao Oeste paulista, onde trabalhariam em cafezais da região. Estava instalado o marco da imigração japonesa ao nosso país, vinculada a um acordo imigratório entre Brasil e Japão.

Idioma, modo de vida, mudanças climáticas e hábitos alimentares, foram as principais dificuldades encontradas pelos orientais ao se depararem com a imensidão de contrastes nos costumes daqui. O principal desafio, no entanto, consistia em desvendar os mistérios existentes na ‘mesa brasileira’, rica em gordura de porco e farinhas de milho e mandioca, na época. A semelhança mais próxima vinha apenas do arroz, que para espanto dos japoneses, era consumido com feijão – ingrediente típico no Japão para o preparo de pratos doces.

Mais de um século foi preciso para que, os então imigrantes, pudessem conquistar espaço e a confiança dos brasileiros que, influenciando e sendo influenciados pelo mútuo convívio, passaram a aderir e apostar na culinária japonesa, salvo suas devidas adaptações, bastante diversificada e rica em vitaminas e nutrientes muito saudáveis.Atualmente, cultura, costumes e valores japoneses, assim como sua exuberante gastronomia, são difundidos e respeitados em todo o país. E, não obstante, encontramos aqui na capital gaúcha, um exemplo prático para apresentar aos nossos leitores.

O Japonês Abrasileirado

O Sushi by Cleber, é um típico restaurante japonês que mostra a feliz integração entre os dois povos, numa mistura bem brasileira, combinando a arte e o prazer de se comer bem. Localizado em um dos pontos mais nobres de Porto Alegre, o bairro Três Figueiras, o restaurante atende à La Carte, com menu de degustação ou tele-entrega, em um ambiente agradável, com decoração rústica e por vezes moderna, que conduz o cliente às belezas da Terra do Sol Nascente.

Cleber Vital, um dos proprietários e o Chef do restaurante, é paulista e, como não poderia ser diferente, foi na cidade de origem que se iniciou no ramo da gastronomia oriental. Afinal, a capital paulista, ponto de chegada dos primeiros imigrantes, possui hoje a maior colônia de japoneses, fora do Japão.

O Chef conta que começou aos 17 anos trabalhando como ajudante e fazendo serviços gerais em um restaurante japonês e aos poucos foi se interessando e aprendendo a cozinhar. Por ser autodidata, aprendeu rápido as técnicas de preparo, principalmente as do Sushi, e, pouco tempo depois, resolveu ganhar a vida com aquilo que, mal sabia ele, viria a ser sua profissão até hoje. No ano de 1995 partiu de mudança para Santa Catarina, mais precisamente, para a Praia do Rosa - ambiente bastante sugestivo para o preparo de pratos que levam o peixe como principal ingrediente – onde montou seu primeiro negócio, pequeno, mas que agradava a todos pela qualidade e presteza com que preparava seus variados tipos de Sushis.

Para a tristeza dos turistas que ali frequentavam e apreciavam seus dotes culinários, Cleber permaneceu por pouco mais de um ano na Praia do Rosa, quando foi descoberto por um famoso empresário gaúcho, que, em 1997 trouxe o Sushiman para trabalhar com ele em Porto Alegre, em uma de suas conhecidas boates na cidade. Na época, o consumo de comidas japonesas ainda era pouco conhecido por aqui, haviam apenas dois restaurantes especializados na área, e isso foi suficiente para que o Chef Cleber ficasse conhecido pelos seus famosos e apetitosos Sushis e pela eficiência e atenção com que atendia a clientela.

Foi então que decidiu, em apenas quatro meses, no ano de 2001, investir em um novo empreendimento, que mais tarde acabou levando seu nome, o “Sushi by Cleber”. Montou na garagem de sua casa, juntamente com um de seus primos, um sistema de tele-entrega, em uma estrutura composta apenas por uma geladeira, uma linha telefônica e a entrega de panfletos. O negócio deu tão certo que os primos resolveram abrir o estabelecimento, ali mesmo na garagem, para receber o público, a princípio formado quase que em sua totalidade por amigos, mas que sempre lotavam a casa em um espaço disponível para quatro mesas e dezesseis cadeiras.

O “boca-a-boca” foi se espalhando e trouxe a necessidade de ampliação do ambiente, por diversas vezes, para suprir a demanda, até que, em 2009, se chegou ao formato de hoje, com capacidade para até 90 pessoas. Sempre animado e bastante atencioso, o Chef Cleber lembra com carinho de toda sua trajetória para chegar aonde chegou e conta que sem o importante e fundamental apoio da família e de todos os amigos que nele acreditaram, seria impossível ter dado certo.

“Hoje somos uma família, que continua recebendo os amigos em nossa casa. É assim que atendemos todos os nossos clientes sempre”, conta Cleber, juntamente com dois irmãos e mais três primos, que atualmente formam uma sociedade, administram e cozinham todos juntos. O Chef se emociona ao frisar que “o sucesso da casa só foi e está sendo possível, pois existe respeito e cumplicidade entre nós, que, além de família, sempre fomos muito amigos desde a infância. Além dos cuidados e da dedicação com os alimentos preparados, este é o nosso diferencial, que pode ser compartilhado com todos os que frequentarem o Sushi by Cleber”, encerra ele.

Harmonia nos Ingredientes

Certamente, todos já ouviram falar na cura de diversas doenças por meio do consumo de alimentos. A culinária japonesa, riquíssima em vegetais e alimentos naturais, é comprovadamente recomendada por vários especialistas para se manter uma dieta saudável e balanceada, na prevenção e até mesmo na cura de inúmeras doenças. Obviamente que, não se pode esquecer, da atividade física regular e de alguns cuidados na combinação adequada de seus ingredientes.

Além do ambiente familiar e hospitaleiro, o restaurante Sushi by Cleber sempre ressalta a importância do cardápio oriental para a saúde das pessoas. “É possível dizer que a comida japonesa é toda voltada para a saúde”, explica o Chef. E complementa reforçando a recomendação de especialistas sobre o consumo frequente de peixes: “No mínimo uma ou duas vezes por semana. A carne de peixe, além de ser rica em proteínas de excelente valor nutricional, traz importantes fontes de cálcio, sódio, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, e, alguns peixes, como o Salmão e a Sardinha, por exemplo, ainda contêm a chamada ‘gordura do bem’ ou o ômega-3, que protege o sistema cardiovascular. Legumes, também muito presentes na culinária japonesa, complementam as necessidades nutricionais em termos de vitaminas e minerais, sem contar o arroz, que é o alimento quase que obrigatório nos principais pratos, e que supre nossas necessidades de carboidratos”.

SUGESTÃO DO CHEF



O Prato da Boa Lembrança

Integrante da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, o Sushi by Cleber tem no prato NÃO LEVO DESAFORO PRA CASA, um dos grandes sucessos da casa e o cliente ao escolher essa sugestão, ainda leva de cortesia um lindo souvenir para colecionar.

Trata-se de um Combinado de Sushi e Sashimi composto por 7 fatias de sashimi de salmão selado em formato de leque, 7 sushis DESAFORO, 6 sushis uramaki alaska, 2 nigiri de camarão e 2 gunkamaki kinoko (cogumelo).

Confira como preparar um dos itens do prato:

DESAFORO

INGREDIENTES: ¼ Folha de Alga | 42g de arroz para sushi | 50g de salmão | Cream Cheese | Cebolinha | Gergelin Torrado  - MASSA DO TEMPURÁ: 1 Gema | 200ml de água | 100ml de farinha de trigo

MODO DE PREPARO:

Pique o salmão e misture com cebolinha e reserve; Coloque a folha de alga sobre a esteira e espalhe o arroz sobre ela. Deixe uma borda livre para poder enrolar; Coloque o salmão, cream cheese e enrole; Em seguida mergulhe-o na massa de tempurá; Coloque o rolo para fritar numa frigideira com óleo bem quente (170º); Depois de frito (mais ou menos 3 minutos), corte-os em pedaços de 2,5cm e envolva-os com uma fina lâmina de salmão e recheie com salmão e cebolinha.

SERVIÇO

O Restaurante Sushi by Cleber está localizado à Rua Desembargador Esperidião de Lima Medeiros, nº 317, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. Em virtude do final do ano, a equipe entrará em férias coletivas dos dias 24/12 a 02/01, retomando as atividades a partir do dia 03 de Janeiro. Informações e reservas poderão ser realizadas pelos telefones: (51) 3328-8330 | 3328-4499 | 8405-4499 ou através do e-mail: sac@sushibycleber.com.br. 


Sugestão do Chef | Jornal Bela Vista | Porto Alegre-RS 

Dezembro de 2010

Fotos: Ismael Tiger

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: