SARAU CULTURAL PROMOVE INTEGRAÇÃO ENTRE ARTISTAS E MORADORES DE BAIRROS EM PORTO ALEGRE

By | 22:12 Leave a Comment
Aconteceu no último dia 06 de novembro (Sábado), no Instituto NT de Cinema e Cultura, em Porto Alegre, a 1ª Edição do Sarau Cultural Auxiliadora.

João Corrêa - Presidente AMA
Em parceria com a AMA – Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Auxiliadora, o evento reuniu moradores artistas e convidados especiais em um dia inteiro repleto de atividades que incluíram: oficinas de cinema de animação, sessões literárias, recitais de flauta doce e de violões, exposições de artes plásticas e um Acústico Musical, além, é claro, de muita diversão, discussões e reflexões sobre a importância de atividades culturais e de lazer para a comunidade local.

Dentre os principais artistas, participaram: Guto Bozzetti (Cartunaria Desenhos), responsável pelas oficinas de cinema; Lonise Gerstner e Maria da Graça Rodrigues (escritoras), com as sessões literárias; Nicole Accurso (flautista), que apresentou o recital de flauta doce; no recital de violão estiveram presentes os violonistas Marcel Estivalet, Felipe Mogdaleno, Marcos Matturro; a exposição de artes plásticas foi marcada por Marcos Sari, Fabriano Rocha, Nora Bohrer, Jovita Sommer, Sueli Mousquer; e o encerramento se deu com o intérprete e músico Alexandre Poeta, através de um Acústico Musical.

De acordo com João Corrêa, Presidente da AMA e um dos organizadores do evento, esta primeira edição do Sarau serviu para reafirmar o valor de se promover um encontro entre moradores, vizinhos e amigos para desfrutar do convívio de momentos de satisfação e fruição artística em comunidade. “Vale lembrar que nada disso teria sido possível sem que os nossos artistas moradores e amigos tivessem atendido ao convite para emprestar seus talentos e dar uma ‘palhinha’ de suas artes, apreciadas por uma audiência atenta, dedicada e, particularmente, comovida”, completa ele.

Nora Bohrer - Artista do bairro
Para uma das artistas plásticas, Nora Bohrer, moradora do bairro Auxiliadora e que teve suas obras expostas pela primeira vez para a comunidade, a iniciativa do Instituto NT, juntamente com a AMA, trata-se de uma questão de cidadania, de respeito e atenção com os moradores, não apenas do bairro onde vive como também, motivo de exemplo a ser seguido em todo o mundo. Bohrer, que é Professora e Psicopedagoga aposentada, executa suas obras com técnicas que aprendeu através de cursos livres de manuseio de Papel Machê, e ressalta: “trabalhar com arte, seja ela qual for, é uma maneira de buscar a paz interior e de enxergar um mundo melhor. E são oportunidade assim, como a que estamos vivendo hoje, que nos traz respeito, identificação e admiração pelos executores do projeto”.

Em resposta à declaração da artista, o Presidente da AMA revela que a Associação pretende dar sequência à este e outros eventos culturais, com o intuito de fortalecer ainda mais os emocionantes encontros entre moradores, amigos e familiares não só do bairro Auxiliadora, como também de bairros vizinhos e de toda a Porto Alegre. “Temos certeza de que todos que tiveram o privilégio de participar do Sarau Cultural Auxiliadora viveram momentos gratificantes e inesquecíveis neste belo e agradável sábado de primavera”, encerra satisfeito.

Conheça os projetos da AMA. Entre em contato com o Presidente pelo e-mail: bairroauxiliadora@gmail.com, ou através do site: http://amainforma.blogspot.com/

Para mais informações sobre o Instituto NT de Cinema e Cultura, faça uma visita à Rua Marquês do Pombal, 1111 – bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, ou também pelo site: http://institutont.blogspot.com/



Jornal Floresta | Porto Alegre-RS
Novembro de 2010
Fotos: Juliana Nunes
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: