ABERTA A TEMPORADA DE ESPORTES PERIGOSOS

By | 13:19 Leave a Comment

Os Riscos para os “Atletas de Fim de Semana”

Com o calor e as férias chegando especialistas alertam para os riscos da prática de esportes por pessoas com hábitos sedentários, os chamados “Atletas de Fim de Semana”. Uma simples pelada com os amigos, acompanhada por churrasco e Chopp gelado no final de semana, formam uma combinação perfeita para colocar em risco a saúde, podendo acarretar desde uma incômoda contusão muscular até lesões e eventos cardiovasculares graves, como infartos e acidentes vasculares cerebrais.

O excesso de trabalho, a correria e estresse durante a semana, a má alimentação e os quilinhos extras, fazem com que muitos homens e mulheres tentem recuperar o tempo perdido, relaxar ou se eximir de culpa, praticando atividades físicas por algumas horas, em apenas uma vez por semana, de maneira irregular ou até mesmo irresponsável. Características peculiares deste grupo de “atletas” são frequentemente identificadas pela negligência com os “checkups” médicos, principalmente os cardiológicos e ortopédicos, o descondicionamento físico, excesso de peso e, na maioria das vezes, a ingestão de alimentos de digestão demorada e de bebidas alcoólicas junto ou em períodos próximos à prática do exercício físico.

Dr. Rodrigo Arbo - Ortopedista
No que tange as lesões ortopédicas, que são extremamente comuns neste contexto, uma das mais frequentes, entre todos os esportes, são as entorses, conforme relata o Ortopedista, Dr. Rodrigo Arbo, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e Pós-Graduado em Medicina Desportiva. “Apesar das entorses de tornozelo serem extremamente frequentes, as mais incapacitantes são as de joelho, pois uma grande gama destas tem de ser tratada cirurgicamente em função de rupturas dos meniscos (estruturas que servem como amortecedores nos joelhos) ou ligamentos (que são estabilizadores das articulações), comumente vistas nos praticantes de futebol, que é um esporte extremamente popular no nosso meio e, principalmente, entre os atletas de fim de semana”, explica o Ortopedista.

Como forma de prevenção Dr. Rodrigo aconselha a indispensável avaliação médica (Clínica, Nutricional, Cardiológica e Ortopédica), para tratar dos possíveis fatores de risco, para somente depois de liberado iniciar qualquer tipo de atividade física, e ressalta: “o mais importante é deixar de ser o atleta de final de semana e passar a ser um atleta regular, pondo fim ao sedentarismo. Após a orientação médica, é fundamental que haja o acompanhamento de um profissional da área de Educação Física para orientar na prática regular da atividade, preferencialmente, com uma freqüência de três vezes por semana”.

É impossível fazer milagres

Outro fator que aumenta o índice de praticantes de atividades físicas irregulares é a preocupação com o corpo, com a estética. O veraneio está aí, e a necessidade de exibir um “corpo escultural” nas praias, por exemplo, faz com que a procura por academias, quase às vésperas da partida para o litoral, cresça a cada dia.

Para Diônio Kotz, formado em Educação Física pelo IPA e proprietário de uma academia no bairro Independência, em Porto Alegre, há 30 anos, lidar com este tipo de situação já virou rotina. Com um extenso histórico de práticas esportivas, hoje é instrutor na própria academia e também Pernonal Treiner(Personal Trainer) especializado em acompanhar atividades físicas com foco principal na saúde, e menciona que o principal erro dos atletas de fim de semana está na busca por resultados rápidos.

“Não se pode fazer milagres”, comenta ele, “para aquelas pessoas que buscam um resultado satisfatório e duradouro, que melhore a aparência, o aspecto físico, é ainda mais indispensável uma maior dedicação e disciplina para que se possa manter uma prática regular e saudável de atividades físicas”.

Além do acompanhamento médico, de um profissional capacitado e uma boa reeducação alimentar, também ressaltados por Kotz, ainda é importante lembrar sobre os cuidados na realização de aquecimentos e alongamentos, bem como na hora de escolher a vestimenta e calçados apropriados, levando-se em consideração que cada corpo, cada organismo, ou ainda, cada tipo de esporte ou atividade tem suas características e necessidades específicas. Outra recomendação importante é atentar-se para a hidratação, dirigida conforme os horários e necessidades exigidas em cada exercício. Já a ingestão de bebida alcoólica, faz com que se diminuam os reflexos e a resposta neuromuscular, fundamentais para evitar entorses quando há um desequilíbrio.

Tudo esclarecido, agora é só praticar. Com medidas simples e com respeito aos limites de cada um, é possível curtir o Verão, se exercitando de maneira saudável e mantendo a forma durante o ano todo.



Jornal Floresta - Porto Alegre-RS
Dezembro de 2010
Foto: Juliana Nunes

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: