DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

By | 13:10 Leave a Comment

O Idioma Espanhol Levado a Sério

Inclusão no ENEM e negócios no Mercosul despertam a atenção para o seu aprendizado

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em conjunto com a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, a aprendizagem de uma língua estrangeira, juntamente com a língua nativa é um direito de todo cidadão.

No artigo 36 da Lei de nº 9394/96 (LDB), “fica estabelecida a inclusão de uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, com caráter optativo, dentro das possibilidades da instituição”, sendo que através da Lei de nº 11.161, de 05 de Agosto de 2005, sancionada pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva, já apresentava como sendo a Língua Espanhola, a de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, devendo ser implantada gradativamente nos currículos do Ensino Médio, num período de 5 anos, a contar da data de sua publicação.

Apesar da Legislação Brasileira nem sempre dar nomes às línguas estrangeiras que deveriam ser aplicadas nas grades curriculares, a língua inglesa acabou alcançando um privilegiado espaço até os dias de hoje. No entanto, a democratização aparece com o intuito de dar ao aluno o direito de escolher por si só, outras culturas e conhecimentos de seu interesse.

Espanhol: segunda língua mais falada atualmente

É a língua oficial em 21 nações, totalizando cerca de 350 milhões de pessoas fazendo o uso deste idioma. Juntamente com a Língua Portuguesa, constitui o idioma dos países do Mercosul e faz parte das línguas oficiais da ONU – Organização das Nações Unidas, em conjunto com o Inglês, o Francês, o Árabe, Russo e Chinês, sendo, portanto, uma das línguas estrangeiras mais estudadas em todo o mundo.

Além do mais, trata-se de um idioma riquíssimo em expressões idiomáticas, em falsos cognatos e em outras particularidades que o tornam atraente para os alunos. É uma língua sonora e o seu aprendizado passa a ser leve e gostoso. Sem contar, o importante papel que ele representa no cenário econômico, político e cultural para o Brasil, ocupando espaços cada vez mais significativos, principalmente nas relações políticas e comerciais.

Apesar de já ser utilizado em muitos processos seletivos, em escolas, faculdades e empresas, o idioma espanhol ainda precisa ser visto com um pouco mais de atenção, principalmente pelas autoridades políticas, que pouco valorizam a democratização do conhecimento desta língua, tão importante atualmente, não só por questões acadêmicas e profissionais, como também para uma melhor recepção e atendimento aos turistas, cada vez mais presentes em nosso país, ainda mais agora, com a aproximação da Copa do Mundo, em 2014.

O Idioma e os Negócios

De acordo com Elisa Anhaia, Licenciada em Língua e Literatura dos idiomas Português e Espanhol pela PUC-RS, Pós-Graduada em Letras e Professora do Curso de Espanhol Nuevos Hablantes, em Porto Alegre, algumas empresas, com a visão de futuro, estão investindo em seus colaboradores no sentido de que eles aprendam o referido idioma, pois abre caminhos e facilita os negócios. “Conhecer um idioma com suas peculiaridades, portanto, nos fortalece a comunicação, e é através dela que se faz um trabalho qualificado. Todos os setores vão necessitar que seus funcionários estejam atualizados. Como todas as disciplinas, a língua espanhola precisa ser estudada, e a ideia de que ela é semelhante ao português e por isso não necessita de ensinamentos, é completamente equivocada”, explica a Professora.

Elisa atua há quase 20 anos em prol de uma melhor colocação do ensino do Espanhol nas escolas e em Vestibulares, principalmente da rede Estadual e Federal. “Mesmo com a obrigatoriedade, inclusive agora, no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – o poder público ainda demonstra certo descaso com a crescente demanda, não valorizando a importância deste aprendizado tanto para a qualificação de profissionais, professores quanto para o interesse dos alunos em aprender e fazer parte desta cultura tão próxima de nós”, enfatiza ela. E como um apelo à sociedade gaúcha, a “Maestra” alerta para a conscientização dos benefícios que serão adquiridos e levados para uma vida toda.

Nuevos Hablantes

O curso Nuevos Hablantes está colocando à disposição dos alunos sua experiência de 18 anos no ensinamento do espanhol para vestibulares, ENEM, concursos e agora também, ao aprendizado dos iniciantes. O trabalho da escola visa a comunicação e o amplo conhecimento, com turmas previstas para iniciar em Março de 2011.

Quem começa a estudar espanhol, dificilmente não se encanta por todas as informações que vêm junto com o aprendizado do idioma. Pensando nisso, o Nuevos Hablantes vai além das fronteiras da comunicação e traz aos alunos, além do pleno domínio do idioma, os aspectos históricos e culturais, o contexto econômico-social, dentre outros, de todas as regiões hispanohablantes – que possuem falantes de espanhol.

As inscrições estão abertas para grupos iniciantes (de 5 a 9 alunos), com atendimento personalizado, não havendo a necessidade de conhecimento prévio do idioma.

A Escola Nuevos Hablantes está localizada à Avenida Independência, nº 794/Cj. 16 – no bairro Independência, em Porto Alegre. Mais informações poderão ser encontradas no site: www.nuevoshablantes.com.br ou através dos telefones: (51) 3311-1523 ou 9996-0046.


Jornal Floresta | Porto Alegre-RS 
Dezembro de 2010
Fotos: Juliana Nunes

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: