NEM TEMPO, NEM IDADE

By | 13:01 Leave a Comment



Brincar Fortalece Convívio e Auxilia
Relacionamento entre Pais e Filhos

Para quem nasceu no século passado, convenhamos, não muito distante, certamente se lembra com saudade da infância, onde viveram experiências marcantes, com muita aventura, criatividade e diversão, numa época em que ser criança era apenas sinônimo de brincar, correr, pular, se divertir sem medo e com segurança, onde a principal obrigação se resumia em ir à escola e tirar boas notas.

Aventurar-se era subir em árvores, voltar pra casa com um joelho ralado, a roupa suja ou rasgada, por uma desastrosa descida na ladeira com um carrinho de rolimã ou apostar todas as bolinhas de gude em uma partida, depois recuperar o dobro. Desafio era manter as bonecas de pano sempre limpas e com roupas impecáveis, montar e cuidar da casinha, dar banho, trocar, preparar e dar comidinha na boca de todas as ‘filhas’ e ainda arrumar tempo para levá-las pra passear. Pular cordas, elástico, amarelinha, rodar pião, viajar no encantamento de um belo livro ilustrado ou atuar em um animado teatro de fantoches, serviam como complemento, dentre muitas outras atividades, para que não se caísse na rotina.

Tudo isso veio se perdendo no decorrer dos anos. A modernidade fez com que muitos valores e princípios fossem esquecidos no passado, por uma necessidade cada vez maior do imediatismo, do consumismo, onde o lúdico e o criativo quase sempre cedem espaço para o eletrônico e o descartável. É comum observar as crianças de hoje aprendendo logo cedo a serem ‘adultas’ e responsáveis, antes mesmo que o sejam. Aprendendo a dar valor ao material antes mesmo de terem tempo ao apego emocional.

Estilo de Vida

De acordo com a Terapeuta Ocupacional e Fonoaudióloga Daniela Zimmer, que atua hoje no Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil (CIDI), guardadas as devidas proporções, o que se vê atualmente são os fortes apelos à educação e conhecimentos que chegam de maneira muito rápida e exaustiva, fazendo, muitas vezes, com que as crianças adquiram problemas psicológicos e de relacionamentos no futuro. Pular as etapas do crescimento e do desenvolvimento infantil tornou-se uma prática muito frequente entre os pais, como forma de se eximirem de culpa, pela falta de tempo e ausência perante os filhos, por exemplo.

Para Daniela, que há 18 anos trabalha com desenvolvimento infantil e que trata desde um simples atraso na fala, até a hiperatividade, o autismo ou uma paralisia cerebral, o estilo de vida hoje, faz com que o ritmo de desenvolvimento das crianças se modifique na medida em que elas são expostas a estímulos externos e às novas tecnologias. Contudo, afirmar que era melhor antigamente ou nos tempos atuais, é muito relativo. “O que acontece é que a ‘criança moderna’, que é exposta o tempo todo a estes estímulos, tem um poder de absorver e repassar o conhecimento de maneira muito rápida e ampla, ao contrário do que acontecia no passado”, explica a Terapeuta.

Ir à escola mais cedo, frequentar cursos e realizar várias atividades ao mesmo tempo, pode trazer muitos benefícios em questão de convívio social e do fortalecimento da integração sensorial (uma das áreas trabalhadas pela terapia ocupacional), que atua como forma de organizar o comportamento, habilitando a criança a registrar e processar informações do ambiente, utilizando-as de maneira adequada e em atividades com propósito. Mesmo assim, não se pode esquecer a importância do principal propósito de ser criança, conforme ressalta Daniela, onde “a criança precisa é de espaço e de oportunidade para vivenciar o máximo de experiências que puder, sem deixar de sentir o prazer de brincar e, acima de tudo, de ter sempre o afeto e a presença dos pais”.

Brinquedos Criativos

Foi pensando nisso que a empresária Ivana Lech, resolveu criar o Território Infantil, uma loja especializada em brinquedos criativos que divertem e desenvolvem importantes conceitos pedagógicos ao mesmo tempo. Inaugurado em Setembro deste ano (2010), o Território Infantil surgiu para suprir uma necessidade de muitos pais, conforme relata a empresária, que, assim como ela, tinham dificuldade para encontrar na cidade, brinquedos que oferecessem entretenimento e aprendizado que possibilitassem o estímulo ao desenvolvimento emocional e social, na chamada ‘primeira infância’. O que se via no mercado até então, comenta ela, “era basicamente, brinquedos de apelo imediato e de duvidoso conteúdo educativo”.

Ivana conta que a proposta da loja é fazer com que, através do “simbólico jogo da brincadeira”, a criança entenda o mundo ao seu redor, testando habilidades físicas e funções sociais, aprendendo regras, colhendo resultados positivos ou não de seus feitos, registrando o que deve ou não repetir nas próximas oportunidades. “Não temos nada contra os brinquedos eletrônicos”, afirma a empresária, “apenas questionamos o quão cedo as crianças estão sendo introduzidas neste mundo moderno que, na minha opinião, são desnecessárias de serem apressadas, com vistas a agregar conhecimento tecnológico. As crianças de hoje já nascem ‘digitais’, nós é que somos ‘analógicos’”, brinca.

Quanto à perda de valores, diante de suas experiências até então vividas, Ivana ainda relata que pôde presenciar diversas situações onde ficam claras a falta de atenção e da presença dos pais, e encerra dizendo que “eles estão clamando por outras opções de brincadeiras ao invés de ficarem plantados em frente a uma televisão, por exemplo, são crianças que demonstram trazer uma espiritualidade, uma sabedoria nata e, cabe a nós, educadores destes futuros cidadãos, dar-lhes muito amor, atenção e tempo de convivência”.

E, com a aproximação do Natal, nada mais sugestivo do que deixar aflorar a essência da magia, da compaixão e simplicidade que existe em cada um de nós e voltar à infância, na singela inocência de se permitir viver, participar e melhor compreender as necessidades das crianças. Afinal, para brincar não há tempo, nem idade.

INFORMAÇÕES

O Território Infantil tem como pilar, o brincar e aprender. Além da variedade de brinquedos em madeira, bonecas de pano, jogos educativos, fantoches, livros, Cd´s e DVD´s, que não apenas educam, como também entretêm de maneira saudável, estimulando a motricidade e o raciocínio, também oferece cursos e oficinas temáticas, como artes, reciclagem, culinária, aulas de inglês, musicalização, origami e outras, ainda promove, “A Hora do Conto”, um momento de descontração e integração entre as crianças e os pais, onde as crianças também participam das histórias.

Mais informações podem ser encontradas no site: www.territorioinfantil.com.br ou através do telefone: (51) 3237-3224. Ou ainda, na própria loja, localizada à Rua Coronel Bordini, nº 245 – bairro Auxiliadora, em Porto Alegre.

_________

Para contatos com a Terapeuta Ocupacional e Fonoaudióloga Daniela Zimmer, entre em contato com o Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil – CIDI – através do telefone: (51) 9292-5137 ou pelo e-mail: cidcrianca@terra.com.br. Avenida Cristóvão Colombo, nº 1773 – Cj.205 – bairro Floresta, em Porto Alegre.



Jornal Floresta | Porto Alegre-RS
Dezembro de 2010
Fotos: Juliana Nunes

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: