AQUELA INCÔMODA SENSAÇÃO

By | 11:23 Leave a Comment
'Areia nos Olhos' pode ser sintoma de Blefarite, uma inflamação das pálpebras que todos deveriam conhecer e cuidar de forma adequada 


Olhos ardendo, coçando ou com uma sensação horrível de que parece estar coberto por areia. Quem já passou por isso sabe o quanto é incômodo e desconfortável. Salvo quando, realmente, há alguma sujeira que fica arranhando as pálpebras, a irritação tem outro nome, bem mais complicado e que necessita de cuidados especiais. Trata-se de Blefarite, uma inflamação não contagiosa, caracterizada pela produção excessiva de camada lipídica (óleo), gerada por uma glândula palpebral que favorece o surgimento de bactérias que, eventualmente, podem interferir na visão. 

Dra. Aline Leonel Maimone
Segundo a oftalmologista Aline Leonel Maiomone, a Blefarite ocorre por uma tendência do indivíduo em ter disfunção nas glândulas de Meibomius - anomalia caracterizada pela obstrução do duto terminal ou alterações da secreção glandular que, quando detectada, pode ser amenizada com a mudança de alguns hábitos. 

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES 

O diagnóstico é feito por exames de rotina com um oftalmologista. Pode atingir pessoas de todas as idades, porém, tem maior predominância em mulheres idosas. Para identificar o problema, é importante ficar atento aos sinais de prurido (coceira), irritação ocular, lacrimejamento ou detritos oleosos nas pálpebras superior e inferior. 

A sensação de 'areia nos olhos' não é um sintoma exclusivo da Blefarite, podendo aparecer, também, nas conjuntivites alérgicas, bacterianas e virais. A especialista afirma que, algumas vezes, o próprio paciente consegue identificar alguma sujeira ou irritação, caso essa seja passageira e os sintomas desapareçam em pouco tempo. 

"Sabemos que o estresse e fatores hormonais podem piorar a Blefarite. Contudo, a ingestão de Ômega 3 e líquidos, melhoram o problema, assim como, evitar doces, gorduras e derivados de leite. Quem tem Blefarite também deve fazer a higienização das pálpebras com produtos indicados, regularmente", aconselha a médica. 

ALIVIANDO O INCÔMODO 

Colírios livres de receita médica podem ajudar a aliviar os incômodos causados pela Blefarite. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados, pois, nem todos os produtos são iguais, assim como, nem todas as pessoas reagem da mesma forma a um tratamento. 

Os colírios popularmente conhecidos 'para limpeza', por exemplo, são, na sua maioria, descongestionantes oculares com drogas vasoconstritoras, que podem causar alívio transitório. Mas, se usados continuamente, causam dependência e aumentam o calibre dos vasos com o tempo. Já os colírios lubrificantes, podem ser usados sem restrição e aliviam tanto quando há alguma sujeira, quanto os sintomas da irritante 'areia nos olhos'. 

Mesmo assim, a especialista alerta que, em caso comprovado de Blefarite, o problema pode se agravar, dependendo do grau da doença. Por isso, antes de se automedicar ou tomar qualquer atitude, é muito importante procurar o médico, mesmo que, por se tratar de um problema crônico, sempre necessitará de controle e acompanhamento.


Revista Mídia & Saúde Maringá-PR | Julho de 2015 | 
Fotos: Arquivo pessoal e banco de imagens

Produzido por: Mobi Comunicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: