Artistas independentes conquistam espaço no cenário
cultural gaúcho

Contudo, não imaginavam a proporção que mais tarde o grupo tomaria, hoje, com quase 900 integrantes espalhados pelo Brasil, América Latina, EUA, Europa e Ásia. Percebendo o interesse da grande quantidade de “artistas desconhecidos” que buscavam uma oportunidade de reconhecimento, os “Águias” inauguraram uma sede própria, em novembro do ano passado (2009), para centralizar e fortalecer seus encontros, e, para não perder a identidade já existente, passou a ser chamado apenas de AmiGos Unidos Incentivando as Artes.
O grupo A.G.U.I.A. é composto por pintores, escultores, escritores, atores, músicos, bonequeiros, cineastas, artesãos e muitos outros artistas. De acordo com o Jornalista Roberto Rossi Jung, um dos fundadores do grupo e atual coordenador da sede, um espaço cultural criado junto à Errejota Livros Editora, em Porto Alegre, a finalidade deste projeto é divulgar e dar apoio a todos estes artistas na participação em eventos, exposições, apresentações de teatro, sessões de autógrafos, performances etc. “O nosso ‘ninho’ (sede) acolhe a todos, realizamos desde Saraus, exposições de artes plásticas, até oficinas teatrais, de música ou encontros gastronômicos, sem restrições ou distinção do que a sociedade, em geral, julga como certo ou errado. Somos amantes das artes! E qualquer manifestação humana é uma arte.”, explica Jung.
Desde 2007, o grupo promove eventos, como as exposições semestrais realizadas no Centro Municipal de Cultura de Gramado – “E os Águias Pousaram em Gramado”, já em sua 6ª Edição - congregando a cada evento mais de 70 artistas da Serra Gaúcha, Vale do Paranhana, Vale dos Sinos, Fronteira Sul e Porto Alegre, e participam com estandes próprios – “O Ninho dos Águias” – nas feiras do livro de Gramado e Gramado Cine-Vídeo, sempre com a participação das escolas da rede pública e particular de ensino.
Em 2010, representantes dos “Águias” também estarão presentes na 56ª Feira do Livro em Porto Alegre, autografando suas novas publicações, e na 3ª Bienal B, ambas com início neste mês de outubro. Para a Bienal, a sede abrigará exposições em duas etapas: a primeira, com início no dia 24 de outubro, contará com 14 artistas expondo pinturas e esculturas; e a partir do dia 26 de novembro, entram em cena mais 4 integrantes, que apresentarão uma Instalação Artística – manifestação de arte contemporânea, onde seus elementos tendem a criar uma relação com o espectador, provocando sensações de frio, calor, odores, sons ou qualquer coisa que chame a atenção do público, para ser guardado na memória.
O grupo A.G.U.I.A. não tem um dono, presidente ou diretor e nem qualquer pretensão financeira. Todas as atividades e eventos são realizados através de apoio voluntário apenas daqueles interessados em promover ou ajudar na divulgação dos artistas.
Mais informações podem ser encontradas no Blog http://blogdogrupoaguia.blogspot.com ou diretamente na sede, localizada à Rua Dr. Vale, nº 38 – bairro Floresta, em Porto Alegre, RS. Fone: (51) 3225-0107
e-mail: grupoaguia06@gmail.com.
A Bienal B, é uma organização informal de manifestações artísticas independentes e paralelas à Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. Composta, basicamente, por um coletivo de artistas locais, se caracteriza pela estrutura colaborativa, organizada pelos próprios artistas, visando fortalecer suas relações com o público local e turístico, proporcionando-lhes:
• Grande visibilidade;
• Ampliação da rede de contatos, entre artistas, público e aos mais diversos agentes do mercado da arte;
• Oportunidades de ampliação de público para o artista;
• Promoção de articulações que levem à situações de sustentabilidade – venda;
• Inclusão em ações de fomento de mercado de arte;
• Inclusão em site/portal de grande fluxo de público;
• Inclusão em materiais gráficos do evento como mapa e possível catálogo;
• Oportunidade de exercício de qualificação profissional ao criar e/ou integrar uma proposta artísitca.
Segundo seus organizadores, não é um contraponto à Bienal do Mercosul, nem está se colocando em oposição. Pelo contrário, é um projeto para somar, para ampliar as reflexões que estarão sendo feitas. Não é concorrente, mas simpática à todas e quaisquer outras propostas paralelas.
A 3ª Bienal B terá abertura oficial no próximo dia 21 de outubro (quinta-feira) e segue até o dia 20 de dezembro (segunda-feira). As exposições terão datas, locais e horários diferenciados, espalhados por vários locais da cidade. Mais informações poderão ser encontradas no site: http://www.bienalb.org.br/
Jornal Floresta | Porto Alegre-RS
Outubro de 2010
Fotos: Divulgação
0 comentários: