E OS Á.G.U.I.A.S. POUSARAM NO FLORESTA

By | 21:18 Leave a Comment

Artistas independentes conquistam espaço no cenário
cultural gaúcho

Começou em Janeiro de 2006, através de encontros informais entre sete amigos amantes das artes, que se reuniam na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, para discutir e analisar a cultura local bem como as manifestações artísticas em suas mais variadas formas. Resolveram então, criar uma identificação para o grupo, intitulada A.G.U.I.A. – Amigos Gramadenses Unidos Incentivando as Artes.

Contudo, não imaginavam a proporção que mais tarde o grupo tomaria, hoje, com quase 900 integrantes espalhados pelo Brasil, América Latina, EUA, Europa e Ásia. Percebendo o interesse da grande quantidade de “artistas desconhecidos” que buscavam uma oportunidade de reconhecimento, os “Águias” inauguraram uma sede própria, em novembro do ano passado (2009), para centralizar e fortalecer seus encontros, e, para não perder a identidade já existente, passou a ser chamado apenas de AmiGos Unidos Incentivando as Artes.

O grupo A.G.U.I.A. é composto por pintores, escultores, escritores, atores, músicos, bonequeiros, cineastas, artesãos e muitos outros artistas. De acordo com o Jornalista Roberto Rossi Jung, um dos fundadores do grupo e atual coordenador da sede, um espaço cultural criado junto à Errejota Livros Editora, em Porto Alegre, a finalidade deste projeto é divulgar e dar apoio a todos estes artistas na participação em eventos, exposições, apresentações de teatro, sessões de autógrafos, performances etc. “O nosso ‘ninho’ (sede) acolhe a todos, realizamos desde Saraus, exposições de artes plásticas, até oficinas teatrais, de música ou encontros gastronômicos, sem restrições ou distinção do que a sociedade, em geral, julga como certo ou errado. Somos amantes das artes! E qualquer manifestação humana é uma arte.”, explica Jung.

Desde 2007, o grupo promove eventos, como as exposições semestrais realizadas no Centro Municipal de Cultura de Gramado – “E os Águias Pousaram em Gramado”, já em sua 6ª Edição - congregando a cada evento mais de 70 artistas da Serra Gaúcha, Vale do Paranhana, Vale dos Sinos, Fronteira Sul e Porto Alegre, e participam com estandes próprios – “O Ninho dos Águias” – nas feiras do livro de Gramado e Gramado Cine-Vídeo, sempre com a participação das escolas da rede pública e particular de ensino.

Em 2010, representantes dos “Águias” também estarão presentes na 56ª Feira do Livro em Porto Alegre, autografando suas novas publicações, e na 3ª Bienal B, ambas com início neste mês de outubro. Para a Bienal, a sede abrigará exposições em duas etapas: a primeira, com início no dia 24 de outubro, contará com 14 artistas expondo pinturas e esculturas; e a partir do dia 26 de novembro, entram em cena mais 4 integrantes, que apresentarão uma Instalação Artística – manifestação de arte contemporânea, onde seus elementos tendem a criar uma relação com o espectador, provocando sensações de frio, calor, odores, sons ou qualquer coisa que chame a atenção do público, para ser guardado na memória.

O grupo A.G.U.I.A. não tem um dono, presidente ou diretor e nem qualquer pretensão financeira. Todas as atividades e eventos são realizados através de apoio voluntário apenas daqueles interessados em promover ou ajudar na divulgação dos artistas.

Mais informações podem ser encontradas no Blog http://blogdogrupoaguia.blogspot.com ou diretamente na sede, localizada à Rua Dr. Vale, nº 38 – bairro Floresta, em Porto Alegre, RS. Fone: (51) 3225-0107
e-mail: grupoaguia06@gmail.com.


A Bienal B, é uma organização informal de manifestações artísticas independentes e paralelas à Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. Composta, basicamente, por um coletivo de artistas locais, se caracteriza pela estrutura colaborativa, organizada pelos próprios artistas, visando fortalecer suas relações com o público local e turístico, proporcionando-lhes:

• Grande visibilidade;

• Ampliação da rede de contatos, entre artistas, público e aos mais diversos agentes do mercado da arte;

• Oportunidades de ampliação de público para o artista;

• Promoção de articulações que levem à situações de sustentabilidade – venda;

• Inclusão em ações de fomento de mercado de arte;

• Inclusão em site/portal de grande fluxo de público;

• Inclusão em materiais gráficos do evento como mapa e possível catálogo;

• Oportunidade de exercício de qualificação profissional ao criar e/ou integrar uma proposta artísitca.

Segundo seus organizadores, não é um contraponto à Bienal do Mercosul, nem está se colocando em oposição. Pelo contrário, é um projeto para somar, para ampliar as reflexões que estarão sendo feitas. Não é concorrente, mas simpática à todas e quaisquer outras propostas paralelas.

A 3ª Bienal B terá abertura oficial no próximo dia 21 de outubro (quinta-feira) e segue até o dia 20 de dezembro (segunda-feira). As exposições terão datas, locais e horários diferenciados, espalhados por vários locais da cidade. Mais informações poderão ser encontradas no site: http://www.bienalb.org.br/

 
Jornal Floresta | Porto Alegre-RS
Outubro de 2010
Fotos: Divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: