CORAL INFANTIL APRENDE A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DENTRO E FORA DA ESCOLA

By | 21:58 Leave a Comment

Pesquisas recentes comprovam que é a partir dos seis anos, idade em que normalmente as crianças aprendem a ler, escrever e começam a descobrir o mundo, a melhor época para se habituar à música que, além de ser uma importante fonte de estímulos e felicidade, aumenta a sensibilidade, a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico e a memória.

Trabalhar com a música, principalmente em grupos, faz com que as crianças sejam induzidas à ordem, disciplina, organização e ao respeito pelo próximo. A vivência musical torna-se algo divertido e agradável para as crianças, onde elas aprendem a se comunicar melhor, através de diferentes habilidades, estimulando a coordenação motora e a criatividade, abrindo portas para novas informações.

Sabendo da dificuldade que muitas escolas, principalmente as do setor público, ainda encontram para se adequarem à nova Lei, que coloca a música como obrigatória na grade curricular (Lei 11.769), foi que a Casa da Música, situada no bairro Floresta em Porto Alegre, decidiu, a partir de março deste ano (2010), criar um espaço para acolher crianças com o intuito de estimular a aprendizagem musical, ensinando-as a utilizar e desenvolver a voz de maneira adequada para que se converta num autêntico meio de expressão.

De acordo com Carla Lopardo, Instrumentista, Doutoranda em Educação Musical e Professora do Coral Infantil na Casa da Música, “o objetivo do Coral é desenvolver na criança a confiança em si mesma ao cantar, adquirindo a técnica necessária para o manejo adequado da voz e valorizando a própria produção vocal e a dos outros”, e completa dizendo que a finalidade educativo-social está centrada nas atividades corais que cultivam o prazer pelo canto através de experiências recreativas nas quais as crianças se sintam participantes ativas.

Dentre tantas opções que a Casa oferece ao público infanto-juvenil e adulto do bairro - espaço para ensaios, recitais, cursos e palestras, musicalização, aulas de teoria e solfejo (método russo), aulas de canto lírico, violão, piano, violino etc. - como em todo começo, as atividades realizadas no contexto do coral, como por exemplo, o planejamento das peças e canções a serem abordadas foi se adaptando às características, necessidades e requerimentos do grupo. Essa flexibilidade permitiu constituir hoje (após quase 8 meses) o “Coral Infantil Casa da Música”, contando com 10 integrantes, entre os quais encontram-se meninos e meninas entre os 7 e 10 anos, com vontade de cantar e compartilhar o gosto pela música.

O maior desafio encontrado pelos professores tem sido criar um ambiente propício para esse tipo de práticas grupais, onde cada criança possa envolver-se progressivamente nesta atividade sem esquecer a importância da entonação, de uma correta respiração, procurando a emissão expressiva, entre outros.

Para a Professora Carla, no Coral, as crianças aprendem não somente a cantar respeitando as diferenças e limitações próprias e dos outros, mas também a utilizar o canto como um meio de comunicação. “Uma prova disso foram as apresentações que eles ofereceram no Concerto Homenagem ao Dia das Mães e depois no Dia dos Pais. E, embora o tempo transcorrido entre uma apresentação e a outra não tenha sido muito, foi suficiente para observar o crescimento do grupo, a conquista de uma maior segurança ao cantar, a percepção das próprias capacidades vocais e a consciência daquilo que pode ser feito a partir dos próprios recursos”, conclui ela.

O próximo desafio é o Concerto do Final de Ano, com um único objetivo: seguir no caminho iniciado, aprendendo sempre mais e desfrutando do que já conquistaram.

Os ensaios do Coral acontecem sempre aos sábados, das 14h às 15h30min, e a única exigência é que a criança já saiba ler e escrever para que possa acompanhar as músicas e partituras. Para saber mais sobre o Coral Infantil e conhecer a Casa da Música, faça uma visita, ou entre em contato pelos telefones: (51) 3222-1973 | 9968-0572 ou e-mail: casadamusicapoa@hotmail.com.

A Casa da Música está localizada à Rua Gonçalo de Carvalho, nº 22 (atrás do Shopping Total), no Bairro Floresta, em Porto Alegre.


MUSICALIZAÇÃO INFANTIL É LEI

Em Agosto de 2008, foi aprovada pelo Governo Federal uma alteração na Lei atual de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 11.769), instituindo a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de todo o país. Com esta Lei, a música passou a ser componente curricular obrigatório. Contudo, apesar da aprovação, o artigo que tratava da formação específica em música para os professores foi vetado. Conforme alegam representantes do Governo, existe uma grande dificuldade de encontrar pessoas com a formação específica – professores que não são músicos ou músicos sem didática acadêmica. A falta de recursos e de preparo de muitas escolas, principalmente as do setor público, seria outro problema a ser novamente discutido. Mesmo assim, com três anos para as adequações, a nova Lei entra em vigor a partir do segundo semestre de 2011.

Para mais informações, acesse o site: www2.camara.gov.br/proposicoes


 
Jornal Floresta | Porto Alegre-RS
Novembro de 2010
Fotos: Divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: