Ortoimplantes: as revoluções tecnológicas na odontologia
A Odontologia moderna oferece ao paciente tratamentos que visam correções estéticas e fonéticas, ou ainda, prevenções de problemas nestes campos. Tudo com muito conforto. Para que isso seja possível recorre-se às várias especialidades odontológicas que cada vez mais apresentam novos recursos e tecnologia.
Atualmente um número cada vez maior de adultos buscam a reabilitação dos dentes por razões estéticas e/ou funcionais. Sabemos que, além do investimento na auto-estima, a chance de causar boa impressão dentro do convívio social é uma grande motivação para o tratamento numa época de grande competitividade no mercado de trabalho.
O sucesso do tratamento no paciente adulto está intimamente ligado às condições de saúde dentária e do periodonto (gengivas e ossos que dão suporte aos dentes). Deve haver a integração de diversas especialidades odontológicas e até mesmo médicas durante o planejamento e execução do tratamento.
A Ortodontia e Ortopedia Facial, segundo a doutora Sônia Regina Prando, dispõe atualmente dos ortoimplantes ou mini-implantes, que se trata de um implante de proporções menores, variáveis para cada caso, que tem como objetivos a ancoragem (apoio e resistência ao movimento dentário indesejado) na movimentação de dentes e a eliminação de aparelhos extra-bucais (AEB).
Com o uso dos mini-implantes, tratamentos que antes tinham restrições já são possíveis, como movimentação de dentes próximo a outros com raízes curtas ou seqüelas na gengiva, desinclinação de dentes em espaços onde houve perda dentária e até mesmo intrusão (correção de dentes que "desceram" em espaços vazios).
Com esse novo sistema, o tratamento ortodôntico acaba se tornando mais previsível, além de reduzir o tempo de tratamento.
IMPLANTE ORTODÔNTICO
O que é o Implante ortodôntico?
A instalação do implante ortodôntico é simples e é feita sob anestesia local. Após a movimentação dentária programada, esse dispositivo normalmente é facilmente removido.
Com o uso dos mini-implantes pode-se realizar tratamentos ortodônticos antes considerados complexos ou impossíveis para os métodos tradicionais, como por exemplo, pessoas com problemas periodontais ou com poucos dentes para apoiar o aparelho.
Pessoas que não aceitam ou não podem usar o aparelho extra-bucal também são beneficiadas com esse dispositivo. É feita uma avaliação pelo profissional especializado para que seja realizado um correto plano de tratamento e o paciente tenha mais confiança de que seu tratamento será realizado de forma cuidadosa e segura.
Dependendo de cada tratamento, o mini-implante pode ser colocado em diversas áreas da boca, mas sempre em regiões que possam ser bem higienizadas.
MAIS INFORMAÇÕES
Clínica Dra. Sonia Regina PrandoCRO 9626 PR - Avenida Madre Leônia Milito, 1058 - 3º andar
Tel. (43) 3026.7894.
E-mail: sonia@viaodonto.com.br
www.viaodonto.com
Tel. (43) 3026.7894.
E-mail: sonia@viaodonto.com.br
www.viaodonto.com
Revista Estação - Londrina | Primavera 2007/ pág. 29 | Foto: Divulgação
0 comentários: