POLÊMICA

By | 15:17 Leave a Comment


Coitadinhos dos Pombos!


Em agosto deste ano [2006], foi realizada uma reunião com membros dos órgãos ambientais de Londrina para discutir uma solução para o problema da superpopulação dos pombos na cidade. Tudo bem, eles são realmente um problema. Quem é que nunca passou em baixo de uma árvore, sempre correndo ou olhando para cima, com medo de receber uma visita indesejada do céu ou nunca sentiu aquele mau-cheiro nas ruas em dias de chuva? Ou pior, quem é que nunca ouviu falar em casos de mortes ocasionadas por doenças transmitidas por essas aves?

Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), a grande preocupação seria realmente com o número de doenças que podem ser causadas pelas fezes das aves. Essas fezes produzem um fungo causador da meningite, além de outras doenças como a gripe aviária. Porém, caro leitor, fique tranqüilo, as pobres pombinhas não transmitem danos no seu orçamento, furtos compulsivos ou disparos de tiros à queima-roupa, como ocorrem diariamente.

Em Londrina existe uma população de 170 mil pombos. Um relatório apresentado pelo coordenador do Centro de Investigação em Medicina Aviária do Paraná (Cimepar), Ivens Gomes Guimarães, mostra que cerca de 50 mil pombos poderão ser sacrificados para controle populacional. As autoridades devem mesmo se preocupar. Já imaginaram se esses "malditos pombos" começam a causar epidemias em toda população? Os responsáveis, no mínimo, não teriam verbas para ampliar hospitais e recursos para salvar vidas.

A situação foi considerada emergencial na cidade e, neste caso, essas "pragas urbanas" , como são considerados os pombos, serão capturadas e enviadas para o abate em câmaras de gás carbônico. Um método bastante utilizado em abatedouros de frangos por ser julgado de menor sofrimento para os bichinhos. A invenção do tal "método de menor sofrimento" foi de autoria de Adolf Hitler, que também julgava câmaras de gás um meio de diminuir a dor de uma população indesejada.

O orçamento, este sim não tem erro, foi estimado em R$ 120 mil/ano. Uma bagatela para a prefeitura. Oras, o Brasil possui uma renda tão bem distribuída. Francamente! Se vivêssemos num país onde decisões importantes como essa fossem tomadas com responsabilidade, o "massacre dos pombos" seria apenas mais um entre os benefícios à sociedade. Existem "pragas urbanas" muito piores companheiros - são os também conhecidos "marginais" ou "corruptos".

É...coitadinhos dos pombos, estão mesmo seu fim decretado.


Folha Metropolitana Edição I - 2006 / Faculdade Pitágoras - Londrina | Foto: Banco de Imagens

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: