CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO

By | 13:33 1 comment

Dicas de como se proteger das loucuras meteorológicas neste inverno

Parece que finalmente o frio resolveu dar as caras em Londrina. O outono nos reservou surpresas que foram do calor intenso de verão aos singelos 8 graus de inverno. Mas nunca devemos relaxar e deixar de nos preocupar com a saúde. Num momento em que enfrentamos altos e baixos constantes de temperatura, devemos nos preocupar ainda mais com o órgão que é o primeiro a enfrentar esse clima variante: a nossa pele.

A dermatologista, Dra. Rosa Calland, dá algumas dicas para enfrentar o inverno com segurança. Afinal, moramos "num país tropical abençoado por Deus" onde a natureza continua linda, mas anda meio mal-humorada.


A VELHA LINHA PRÉ-CONCEITUAL - Homens devem sim se preocupar com a pele, tanto quanto as mulheres, ainda mais no inverno. Existem diferenças na pele de ambos que consiste na quantidade de hormônios que variam entre os diferentes sexos.
Os homens, cujo organismo produz maior quantidade de testosterona, um hormônio esteróide que é responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários masculinos, como quantidade e distribuição de pêlos, por exemplo, tendem a ter uma pele mais oleosa. Peles oleosas são mais resistentes à desidratação devido a proteção da camada de óleo e não necessita tanto de cremes quanto as peles secas. Mulheres podem também ter pele oleosa, principalmente se houver alteração hormonal. Contudo, não é motivo para não mater a pele protegida e hidratada.

PARA UM BOM BANHO: ÁGUA - Apenas água já seria suficiente para o banho. Sabonetes servem sim para limpar, e apenas isso. Todo sabonete que utilizar será eliminado junto com a água. Desnecessário, portanto, gastar muito com esses produtos. Existem sabonetes mais detergentes para peles oleosas e emolientes ou mais suaves para peles mais secas. Basta procurar um adequado para sua pele. E ainda assim, sem exageros. Para pessoas com o hábito de tomar mais de um banho por dia e que possuem uma pele um pouco mais ressecada, não é recomendável passar o sabonete também mais de uma vez, principalmente em áreas onde o ressecamento é maior. Isso faz com que a pele se desidrate ainda mais. Para quem gosta de um banho de banheira, uma dica caseira faz toda a diferença: misture leite com algum tipo de óleo vegetal - óleo de girassol, por exemplo. A pele ficará macia e, o mais importante, não correrá o risco de sofrer alguma reação desagradável. Peles oleosas jamais devem se aproximar dos óleos corporais. Prefira um hidratante mais concentrado com baixo índice de oleosidade. É importante lembrar: água fria é a melhor amiga do corpo. Como em dias frios é um tanto difícil criar esse hábito, procure utilizar água morna. Água quente resseca a pele na hora, mas estimula as glândulas sebáceas deixando a pele mais oleosa depois, portanto, resseca mais as peles secas e piora a oleosidade das peles oleosas. Além disso, deixa as peles com tendência rosácea mais irritadas.

ÓLEO E HIDRATANTE - Não, óleo corporal não substitui o hidratante. É indicado para peles muito secas, justamente - como o próprio nome sugere - para aumentar a oleosidade, porém, não hidrata. Para cada tipo de pele e cada parte do corpo, existe um hidratante específico. Misturar ou usar apenas um para o corpo todo, pode muitas vezes causar alguns efeitos colaterais. Algumas pessoas podem ter a pele do rosto oleosa, por exemplo, e a do corpo seca, necessitando de hidratantes com diferentes teores de óleo para diferentes áreas do corpo.

ESCOLHA CERTA - Não existe nenhum segredo para a escolha de um bom cosmético hidratante. Basta identificar seu tipo de pele e buscar o produto adequado. Uma sugestão da Dra. Rosa Calland é procurar um bom dermatologista e não milagres. Cremes com anti-radicais livres como as vitaminas C e E, por exemplo, podem seu utilizados em todas as idades, pois previnem o envelhecimento para não acreditar em milagres ou arriscar a saúde.

USE SEMPRE FILTRO SOLAR - Filtro solar foi feito para proteger a pele contra os raios ultravioletas. É importante que seu uso seja regular. Contudo, não adianta passar logo de manhã ao sair de casa, sendo que na hora do sol mais perigoso a pele já está desprotegida novamente. O filtro só temo efeito desejado se for usado na medida exata de proteção com a qual ele foi testado. O bom hábito manda que se passe o protetor um pouco antes de sair de casa e renovar a "máscara" a cada três a quatro horas, se estiver exposto ao sol. O fator de proteção indicado varia conforme o tipo de pele. Uma pessoa de pel morena, por exemplo, não tem necessidade do mesmo fator de proteção indicado para uma pessoa de pele clara. Outro item fundamental para se proteger no inverno é o protetor labial. Se o lábio estiver muito rachado, um protetor à base de vaselina é a indicação. Em geral, os protetores labiais encontrados hoje no mercado são de excelente qualidade.

AINDA HÁ ESPERANÇA - Diversos fatores contribuem para um envelhecimento precoce. Sol em excesso, cigarro, má alimentação, estresse, hereditariedade são alguns dos motivos que fazem a pele envelhecer mais rapidamente. o consumo de vitaminas C e E, por exemplo, diminui a ação dos radicais livres que contribuem para o envelhecimento das células. O ácido retinóico e seus derivados são os únicos produtos que rejuvenescem, comprovadamente, quando usados topicamente. Produzido a partir da vitamina A, ele promove a esfoliação imperceptível , estimula a produção de colágeno, responsável pela firmeza da pele, reorganiza as fibras elásticas danificadas pela exposição solar, aumenta a espessura da epiderme tornando-a mais firme e melhora a irrigação da pele. Deve ser usado sempre com acompanhamento de um dermatologista e na concentração adequada para o tipo de pele, evitando exposição ao sol sem proteção. A concentração varia entre 0,01% e 0,1% e aconselha-se suspender o seu uso quando a exposição ao sol for muito intensa, como na praia, por exemplo; ele melhora a textura, deixando a pele com uma aparência mais saudável e mais jovem.


Revista Estação - Londrina | Inverno 2007/ págs. 24 e 25 | Foto: Raphael Alves


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário: