E SE OS JOELHOS NÃO DOESSEM MAIS?

By | 13:33 Leave a Comment
Ótimo seria se essa alternativa fosse mesmo possível... Mas, apesar de quase inevitáveis, com alguns cuidados é possível prevenir as tão incômodas doenças de joelho



Pode parecer estranho como soa o termo 'doença' neste caso, mas é assim mesmo que boa parte das pessoas se sente quando o assunto é dor nos joelhos: com uma doença que interfere na locomoção, mobilidade e agilidade física. Bastante comum e mais frequente em adolescentes e adultos jovens, o problema se refere a uma série de condições que resultam em dor na parte frontal dos joelhos, a conhecida e dolorosa Síndrome Femoropatelar. 

Esse problema acomete a circulação e a articulação entre a patela (rótula) e o fêmur, e pode piorar tanto quando se está em atividade, quando em estado de repouso por longo período. Sua principal característica é a dor agudo sob ou ao redor da patela, podendo piorar com atividades como subir ou descer escadas, ajoelhar-se, ficar de cócoras ou com os joelhos dobrados por muito tempo.

Dr. Arnaldo Insfran do Carmo
De acordo com o médico ortopedista, Arnaldo Del Rosário Insfran do Carmo, com o advento de tecnologias, ficou possível evidenciar de maneira mais precisa a ocorrência de lesões. No entanto, o especialista esclarece que, em diversas situações, surgem lesões externas na cartilagem sem sintomas compatíveis. "No tratamento, deve ser levado em conta mais o aspecto sintomatológico que o anatomopatológico", ressalta.





Como ajudar

Uma vez feito o diagnóstico, os sintomas podem ser totalmente revertidos, mas, a lesão cartilaginosa não, podendo, inclusive, permanecer estável por muitos anos. Em 90% dos casos, o tratamento responde bem a medicamentos e reeducação muscular.

A melhor maneira, entretanto, de prevenir qualquer lesão é manter hábitos saudáveis, conforme recomenda o ortopedista, com atividades físicas regulares, que incluem alongamento e fortalecimento dos grupos musculares da coxa. O tipo de calçado usado também influencia o alinhamento das articulações e ajuda, significativamente, a diminuição das dores. Manter uma boa forma física também

ALONGAR-SE FAZ BEM

Aqueça-se por cinco minutos, em seguida inicie um alongamento específico à atividade a ser praticada. Isso mantém os músculos flexíveis e diminui as possíveis lesões ao joelho.

- Alongue-se antes e após o exercício.
- Aumente a duração das atividades gradualmente.



Revista Mídia & Saúde Maringá-PR | Junho de 2015 | 
Fotos: Arquivo pessoal e banco de imagens
Produzido por: Mobi Comunicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: