RESPEITE SUA COLUNA

By | 16:39 Leave a Comment



Sentir dor é o sinal de alerta para cuidar de algo que já está errado. Com a coluna, é preciso ter ainda mais atenção

Apenas trinta minutos na mesma posição, seja em pé ou sentado, já são suficientes para causar tensão nos músculos e articulações que, com o passar do tempo, culminarão em fortes dores nas costas. O estilo de vida também pode ser fator contribuinte, tendo o tabagismo como um dos principais vilões, além do sedentarismo, sobrepeso e a má alimentação. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 80% da população mundial tem ou terá algum tipo de dor na coluna, em alguma fase da vida. A maioria delas, provocada por má postura ou movimento incorreto. Os problemas se manifestam aos poucos, por meio de hábitos inadequados, como posição de dormir, atividades laborais ou do cotidiano, que sobrecarregam a coluna resultando em problemas na vértebra e/ou no disco intervertebral. 

Outros Sintomas

Dr. Fabiano Gomes
A dor é um sinal do corpo de que algo não está bom. O médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia da coluna vertebral, Fabiano Gomes, explica que, geralmente, o primeiro sintoma causado por doenças da coluna e a dor. No entanto, afirma que "eventualmente, podem ocorrer formigamentos, perda da força muscular ou sensibilidade na região, antes de doer". 

Fabiano ainda ressalta que, "problemas da coluna que não são tratados corretamente podem resultar em doenças renais e estomacais (úlcera e gastrite), provocadas pelo uso excessivo de anti-inflamatórios, por exemplo". Quanto mais demorado o início do tratamento, mais difícil o êxito na melhora. 

Rafael Rossi do Nascimento
De acordo com o fisioterapeuta Rafael Rossi do Nascimento, "as regiões da coluna que estão mais acometidas costumam gerar desconforto, tanto nos tecidos próximos, como músculos e ligamentos", afirma. As complicações de uma má postura podem acarretar em outros problemas como a escoliose, hiperlordose, hipercifose, a hérnia de disco, o 'bico de papagaio' e a redução da mobilidade da coluna. O especialista recomenda que "além de uma postura adequada, alguns hábitos como beber bastante água e a prática de exercícios físicos, devem se tornar parte fundamental da rotina diária". 

Os principais tipos de dores

ONDE DÓI? Coluna Cervical
O QUE DÓI? Músculos
POR QUE DÓI? Pelo sedentarismo e postura  incorreta

ONDE DÓI? Coluna Toráxica
O QUE DÓI? Articulação e nervos
POR QUE DÓI? Pela falta de exercícios para fortalecer os músculos que sustentam

ONDE DÓI? Coluna Lombar
O QUE DÓI? Discos
POR QUE DÓI? Porque o indivíduo fez posições repetitivas e não compensatórias

Previna-se
  • Mantenha-se ativo; 
  • Faça pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente;
  • Levante e se estique a cada 15 minutos;
  • Mantenha a postura correta nas atividades diárias;
  • Mantenha seu peso saudável;
  • Não fume.

Revista Mídia & Saúde Maringá-PR | Março de 2015 | 
Fotos: Arquivo pessoal e banco de imagens
Produzido por: Mobi Comunicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: