O segredo de grandes marcas que perduram gerações está em criar laços afetivos com o consumidor
Diariamente as pessoas fazem a escolha de marcas para suprir seus hábitos cotidianos: do sabonete ao creme para as mãos, dos ingredientes do café da manhã aos eletrodomésticos. Mas, alguém já parou para pensar no poder que essas marcas exercem sobre sua vida? Ou ainda, como determinados produtos conseguem ganhar a confiança e chegar a esse status na rotina dos consumidores?
Segundo especialistas, o segredo do sucesso das marcas que resistem ao tempo encontra-se, justamente, no sentimento de que determinado produto desencadeia na lembrança, percepção, desejo e necessidade de seus consumidores. Afinal, na atual realidade econômica, em que os produtos e serviços oferecidos estão cada vez mais parecidos, as empresas que se preocupam mais com o apelo emocional do que com o visual, saem na frente ganhando em credibilidade e a consequente fidelidade de seus clientes.
Sem perder a essência
Essência e identidade que, aliás, são alguns dos fatores mais citados por consumidores que não abrem mão da qualidade, segurança, comodidade e prazer na hora de escolher uma marca, de adquirir um produto, especialmente aqueles mais experientes que acompanham há mais tempo a evolução do mercado.
O público da terceira idade, por exemplo, tem um perfil de consumo considerado maduro, apurado e consistente em comparação ao público jovem. Estudos mostram que apesar de, cada vez mais, os idosos levarem uma vida mais ativa, moderna, autossuficiente e com ideias inovadoras, preservam os laços familiares, de amizade e prezam pela tradição de maneira quase que natural para que, assim, possam manter por mais tempo as lembranças boas de toda uma vida. Para eles, marcas que se preocupam com o consumidor em primeiro lugar, mostram que são honestas e coerentes naquilo que ofertam e o que realmente chega ao mercado.
O resultado gera confiabilidade, segurança, reconhecimento e, consequentemente, o melhor posicionamento da marca que acaba mantendo as mesmas características, o mesmo padrão, a mesma identidade, porém, com um público cada vez mais fiel e satisfeito.
E você, se lembra dessas marcas?
- EMULSÃO SCOTT: Fortificante para crianças em fase de crescimento. Desde 1908.
- BIOTÔNICO FONTOURA: Fortificante e antianêmico, criado em 1910.
- GRANADO: Polvilho antisséptico criado em 1903.
- FIAT LUX: Palitos de fósforo. No Brasil desde o início do século XX.
- NÍVEA: O primeiro creme hidratante da história, inventado em 1911.
- PALITOS GINA: Produzidos pela empresa brasileira Rela Gina, desde 1947.
- POMADA MINÂNCORA: Registrada no Brasil desde 1915.
Revista Geração i | Maringá-PR | Junho de 2015
Fotos: Banco de imagens
Produzido por: Mobi Comunicação
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