FITNESS MENTAL: A GINÁSTICA DO CÉREBRO

By | 14:41 2 comments
Assim como um músculo precisa de exercício para não ficar flácido, se não exercitarmos a mente ela enfraquece e perde a criatividade



Já pensou em colocar seu cérebro para fazer ginástica? Sim, ginástica! A psicóloga e especialista em programação neurolinguística Carla Correia é fera no assunto e ensina como exercitar as parte do cérebro que costumam entrar no modo automático. Carla aceitou nosso convite e irá nos contar um pouco como funciona esse processo. Segundo ela, que ministra diversos cursos sobre Fitness Mental, a 'ginástica' aperfeiçoa a multiplicação celular dos neurônios e pode aumentar a eficiência e agilidade da mente. Acompanhe a seguir.

Carla Correia | CRP:06/25236-5
Geração i: O que exatamente estuda (ou trabalha) a neurolinguística? 
Carla Correia: A neurolinguística ou PNL é basicamente um estudo de observação do ser humano e suas reações. É uma ferramenta de educação e desenvolvimento das capacidades comportamentais, independente do momento da vida. 

Geração i: Pode se dizer, então, que a neurolinguística está ligada intrinsecamente ao Fitness Mental?
Carla Correia: Sim. O Fitness Mental é uma característica vital do cérebro e nela reside o segredo do poder mental. Refere-se à capacidade dos neurônios de se transformarem e adaptarem a estrutura e função em resposta às exigências do organismo. Durante muitos anos se acreditou que, a partir de certa idade, a dotação de neurônios não se renovava mais. Hoje, estudos comprovam que o cérebro pode se regenerar mediante seu uso e potenciação. Se os músculos se  fortalecem a partir de exercícios físicos, o cérebro é fortalecido a partir do exercício mental. 

Geração i: Então, qualquer pessoa pode praticar? A partir de quando ou de qual situação é mais recomendada?
Carla Correia: Qualquer pessoa e em qualquer momento da vida. Um estudo recente sobre inteligência constatou que, dependendo de como você faz uso das capacidade neurais, você cria o que eles chamam de reserva cognitiva, ou seja, apesar do desgaste natural do cérebro, dá para mantê-lo absolutamente operante se construir tal reserva.

Geração i: O estresse e a vida agitada são fatores que prejudicam a mente, podendo ocasionar o esquecimento. Correto? No entanto, a partir de que idade isso pode ser considerado preocupante?
Carla Correia: É preciso diferenciar esquecimento de falta de memória. Qualquer um que vive em condições de pressão diária faz parte do grupo dos esquecidos. Isso porque focamos a atenção em algumas prioridades, mas, executamos, automaticamente, outras tantas. Essas últimas não ficam registradas no consciente, daí aquela insegurança do tipo: "Será que tranquei a porta?", ou "Onde foi que eu coloquei minhas chaves?" e outras situações corriqueiras que corroem o ânimo. É preciso estar atento ao que se faz. Quanto à idade, varia de acordo com o ritmo de vida, perfil psicológico, grau de estresse e vontade de cada um.

Geração i: Você tem alguma dica para estimular a memória, especialmente, para a terceira idade?
Carla Correia: Para não deixar seu funcionamento mental apenas no 'automático' e estimular a plasticidade do cérebro, a proposta é o Fitness Mental, ou neuróbica. O importante é não deixar o cérebro acomodar. Para os que têm filhos ou netos pequenos, o melhor exercício é acompanhá-los em suas brincadeiras. É renovador! Além de seu cérebro agradecer, a relação com os pequenos ficará muito mais leve e divertida, pode apostar. Vamos envelhecer felizes. Afinal, só o que está vivo envelhece.

DICAS PARA ESTIMULAR SEU CÉREBRO


MAIS INFORMAÇÕES: Estratégias do Corpo Humano (www.estrategiasdocorpohumano.com.br)
contato@estrategiasdocorpohumano.com.br
(11) 5531-7727 | 99962-0549 - São Paulo-SP.


Revista Geração i Maringá-PR | Junho de 2015 | 
Fotos: Arquivo pessoal e banco de imagens
Produzido por: Mobi Comunicação

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:


  1. blog superinterssante, vou recomendar para a minha equipe no colegio objetivo zona norte adorei o post, parabéns pelo conteudo, nos ajudou muito!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lorena! Fico feliz que tenha gostado!! Muito obrigada pelo contato e faça bom proveito da informação! ;) Um abraço.

    ResponderExcluir