FORMANDO TENDÊNCIAS

By | 21:02 Leave a Comment

Jovens estilistas ganham destaque nas passarelas do
Donna Fashion Iguatemi

A segunda edição do Donna Fashion Iguatemi – Primavera/Verão 2011 trouxe para o mundo da moda gaúcha uma versão cosmopolita numa mistura cultural que promete ser tendência para as próximas estações. Através do tema O Mundo é a Moda, o público que esteve presente dos dias 22 a 26 de Setembro nas imediações do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, pôde presenciar muita novidade, cores, estampas com referências étnicas, muita sobreposição de peças, drapeados, pedrarias e curtos comprimentos nas saias e vestidos, que voltam com toda força para o verão.

Contudo, um dos principais destaques ficou por conta dos novos estilistas. Estudantes de moda de Universidades da região que ganharam o concurso Next Generation, na edição de 2009 e tiveram como prêmio a oportunidade de apresentarem uma nova coleção assinada por eles, na passarela principal do Donna Fashion.

Os ganhadores, Camila Dubina e Nei Aguillar, com muita personalidade e estilo, roubaram a cena apresentando suas criações em dois dias do desfile. Dubina, cursando o terceiro semestre do curso de Design de Moda na ULBRA, lançou sua marca própria – Circunflexo - que pensa nas pessoas, acentuando a beleza e estilo de cada um através de peças despojadas, confortáveis e com variações para as mais diversas ocasiões. Para o desfile, a inspiração veio do Graffite e Stret Wear, valorizando o estilo urbano. Quando questionada sobre o motivo que a levou a ganhar o concurso, afirma que foi por manter o foco na originalidade do tema proposto.

Já o estudante, também do terceiro semestre de Design de Moda, pela UniRitter, Nei Aguillar, foi buscar sua inspiração no romance de Stephen King, Carrie, a estranha. Carrie seria apenas uma entre várias adolescentes angustiadas não fosse um detalhe: ela possui poderes sobrenaturais devastadores e consegue fazer as coisas se moverem. Esse é seu jogo, seu poder e seu pecado. Desajustada socialmente, sua aparência débil e frágil esconde uma terrível sede de vingança. Para Aguillar, vencer o concurso foi resultado do árduo trabalho tanto no conceito quanto nos detalhes da costura, e teve atenção voltada para a criatividade e o diferencial.

Para não mais ser taxada como efêmera e fútil, os fashionistas, cada vez mais presentes nos grandes centros urbanos, vem buscando conceitos de identidade na comunicação e nas artes para definir o que é a moda, que, apesar de ainda ser bastante imposta por regras sociais, ocupa cada vez mais espaço no gosto pelo individualismo, visto hoje como essencial, quase como uma questão de sobrevivência para quem procura a valorização de um estilo próprio.

Expressar os sentimentos, desenvolver peças únicas com atitude e criatividade é a tendência do mundo atual, e a expectativa do novo é toda depositada nestes jovens profissionais que buscam a oportunidade para ingressar no exigente mercado da moda contemporânea.

As Faculdades da Moda

Na última década ampliou-se a oferta de cursos de moda no Estado. Atualmente oferecem formação na área: Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Passo Fundo, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Pelotas, Ulbra, Feevale, UniRitter, SENAC e Unisinos (extensão). Quem se dedica ao setor pode ter um futuro promissor. Dados da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) mostram que, em ranking nacional, o Rio Grande do Sul está na 7ª posição, com 3,5% do total do PIB Têxtil/Confecção. Além disso, o Estado paga os salários mais altos na área de moda, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Os eventos de moda são os grandes responsáveis pelo crescimento e pela divulgação da indústria têxtil do Sul. Fonte:


Jornal Bela Vista - Porto Alegre | Outubro de 2010 | Fotos: Divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: