MANUAL DO FRILA - O Jornalista fora da Redação
(Maurício Oliveira - 122 páginas - Contexto)

Sinopse

Muitos ainda imaginam que só se torna autônomo quem nunca conseguiu um bom emprego. Não é verdade. Atualmente o mercado atrai profissionais experientes, que já tiveram postos importantes em redações e agências de comunicação. Controlar o próprio horário, estar perto da família enquanto termina aquela matéria importante ou mesmo ter a liberdade de fazer vários trabalhos para clientes diferentes são algumas das muitas explicações para escolher tornar-se um frila. Decidir quando e quanto trabalhar é um privilégio que os cumpridores de expediente não se podem dar ao luxo de ter. Isso quer dizer que ser frila só tem coisas boas? Nada disso. Além de exigir talento para manter uma rede de contatos e capacidade de organização do tempo e do orçamento, há certas qualificações e truques sem os quais o frila poderia se sair muito mal. O jornalista Maurício Oliveira, que passou por algumas das principais redações do país e agora colabora com diversos veículos de comunicação, conta como conciliar autonomia, desafios profissionais e, ainda, uma boa remuneração.



CAPITAL INTELECTUAL - A Nova Vantagem Competitiva das Empresas
(Thomas A. Stewart - 237 páginas - Campus)

Sinopse

O objetivo deste livro é mostrar como descobrir, gerenciar, desenvolver o capital intelectual - o ativo mais indispensável das empresas - e oferecer uma estrutura sobre a qual os profissionais de negócios possam desenvolver estratégias úteis e valiosas para competir na Era da Informação.






OS MELHORES JORNAIS DO MUNDO
(Matías M. Molina - 677 páginas - Ed. Globo)

Sinopse

Escrito por um dos mais respeitados jornalistas da área econômica, Matías M. Molina, influenciou gerações de novos profissionais, que hoje representam a elite da comunicação sobre mercado e finanças. A obra surgiu de uma série de reportagens especiais publicadas pelo autor no jornal Valor Econômico em 2005 e 2006. Os jornais analisados são verdadeiras instituições, com décadas de existência nas quais conquistaram a credibilidade e a admiração dos leitores – e diante dos quais os governos dos países mais avançados e democráticos têm que prestar contas de suas decisões. O livro não se limita ao passado e à história. Apresenta ao leitor de maneira crítica e inteligente os principais desafios do jornalismo contemporâneo e as perspectivas da imprensa a partir das novas realidades da mídia de nosso tempo.



PÁGINAS AMPLIADAS - O Livro-Reportagem como Extensão do Jornalismo e da Literatura
(Edvaldo Pereira Lima - 371 páginas - Manole)

Sinopse

Uma viagem de fôlego pelo universo do livro-reportagem, ancorada no presente, resgatando o passado, propondo o futuro. Trabalho pioneiro que amplia o olhar de compreensão sobre esse instrumento significativo de leitura da civilização contemporânea. De inspiração multidisciplinar, aborda com maestria e elegância portais de passagem onde conectam-se o jornalismo de profundidade, a literatura, a história, a antropologia, a sociologia, a psicologia social, a física quântica. Ao longo da jornada, exemplos cativantes, casos brilhantes, iniciativas memoráveis. No Brasil e no exterior. De Euclides da Cunha à revista Realidade. De John Reed a Tom Wolfe. No centro, o jornalismo literário. Técnicas discutidas. Procedimentos analisados. Atitudes sugeridas. Como pautar um assunto, observar o real, apurar informações e escrever. De que forma desenhar o retrato vivo de pessoas, lugares, acontecimentos, situações, cenários, épocas. Visionária, essa obra alinha bases conceituais, concebe métodos para a prática da literatura da realidade pró-ativa do futuro imediato. Lança o desafio para essa narrativa incorporar, a seu formato "livro de reportar", uma transformadora visão de mundo, iluminada pelo emergente paradigma da nova consciência.
 
 
 
COMER, REZAR, AMAR
(Elizabeth Gilbert - 342 páginas- Objetiva)

Sinopse

Quando completou 30 anos, Elizabeth Gilbert tinha tudo que uma mulher americana moderna, bem-educada e ambiciosa deveria querer um marido, uma casa de campo, uma carreira de sucesso. Mas não se sentia feliz: acabou pedindo divórcio e caindo em depressão. "Comer, Rezar, Amar" é o relato da autora sobre o ano que passou viajando ao redor do mundo em busca de sua recuperação pessoal.




O MORRO DOS VENTOS UIVANTES
(Emily Brontë - 292 páginas - Lua de Papel)

Sinopse

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas.



FURO!
(Evelyn Waugh - 238 páginas - Companhia das Letras)

Sinopse

O que pode acontecer quando The Beast, importante jornal londrino, manda como correspondente de guerra para um obscuro país africano o sr. Boot, um ingênuo aristocrata interiorano, especialista em descrever bucólicas cenas campestres? Desse pequeno engano decorre uma comédia de equívocos que culmina num inesperado furo de reportagem. E a partir desse erro Evelyn Waugh monta um romance, onde o absurdo se torna rotina e o mundo do jornalismo é ridicularizado.




JORNALISTAS LITERÁRIOS
(Sergio Villas Boas - 315 páginas - Summus)

Sinopse



Esta obra mostra que jornalismo e literatura são duas áreas complementares. Novos autores escrevem sobre a vida cotidiana e imprimem às narrativas impressões e informações, num jogo contínuo de interdisciplinaridade. Textos temáticos e biográficos se intercalam, mostrando a riqueza cultural do nosso país e personagens que, mesmo desconhecidos, comovem e encantam.




A SANGUE FRIO
(Truman Capote - 440 páginas - Companhia das Letras)

Sinopse


Um homem religioso, uma mãe depressiva, um adolescente, uma garota dona de casa, um cachorro amedrontado e dois ladrões frustrados. Esses e outros personagens são os ingredientes chave para o romance jornalístico A sangue frio, de Truman Capote. O livro é uma reportagem investigativa sobre o assassinato de quatro membros da família Clutter, o casal e seus dois filhos caçulas, ocorrido em 1959 na cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos.
 
 
 
10 DIAS QUE ABALARAM O MUNDO
(John Reed - 374 páginas - L&M Pocket)
 
Sinopse
 
Ler este livro é como assistir pessoalmente aos dramáticos acontecimentos que culminaram com a instauração de um regime que durou mais de meio século e esteve no centro dos principais acontecimentos do século XX.
 
 
 
 
 
 
ABUSADO - O DONO DO MORRO DONA MARTA
(Caco Barcellos - 588 páginas - Record)
 
Sinopse

ABUSADO, livro-reportagem de Caco Barcellos, é uma verdadeira lição sobre a lógica, os meandros e o modus operandi das grandes corporações criminosas que comandam o tráfico de drogas e outras atividades criminosas no Estado. Através da história de Juliano VP (codinome de um conhecido traficante carioca) - sua infância, adolescência, entrada e ascensão no tráfico de drogas na favela Santa Marta (em Botafogo, bairro de classe média) -, temos um retrato histórico da ocupação do morro pelo Comando Vermelho, principal facção criminosa no Estado, e da implantação de sua cruel disciplina.
 
 
 
ESTAÇÃO CARANDIRU
(Drauzio Varella - 297 páginas - Companhia das Letras)
 
Sinopse
 
A Casa de Detenção de São Paulo, no bairro do Carandiru, foi o maior presídio do país. Em 1989, quando o médico Drauzio Varella começou ali um trabalho voluntário de combate a AIDS, abrigava mais de 7.200 presos. O presídio foi palco de inúmeras histórias de vida, cenário do massacre de outubro de 1992 e epicentro do maior protesto já ocorrido em cadeias brasileiras, quando 29 prisões se levantaram simultaneamente, em fevereiro de 2001. Exemplo de sistema penitenciário antiquado e desumano, o presídio foi desativado e três de seus pavilhões foram implodidos em dezembro de 2002.
 
 
 
OS CANIBAIS ESTÃO NA SALA DE JANTAR
(Arnaldo Jabor - 255 páginas - Siciliano)
 
Sinopse
 
Em Os canibais estão na sala de jantar , Arnaldo Jabor aborda, com sua linguagem peculiar, temas como - a crise é sempre culpa do outro; - ninguém quer partilhar a crise; - a crise provoca ciúmes; - a crise é um latifúndio improdutivo que ninguém quer dividir; - a crise pode ser uma atração turística, uma marca nacional; - a crise demanda mais crise, como a heroína; - a crise preenche nossas vidas; - a crise é uma minissérie da Globo; - já há um certo carinho moderno pela crise; - o dia em que a crise for embora, o que faremos? Teremos então um intenso tédio conjugal pela Pátria.
 
 
 
O HOMEM QUE MATOU GETÚLIO VARGAS
(Jô Soares - 342 páginas - Companhia das Letras)
 
Sinopse
 
Jô Soares & equipe fazem mais um Romance do Tupiniquim Maluco, confundindo a vida de Vargas que de fato foi com a vida do Getúlio que poderia ter sido, num real imaginado como... imaginário-realista!
 
 
 
 
 
 
O XANGÔ DE BAKER STREET
(Jô Soares - 352 páginas - Companhia das Letras)
 
Sinopse
 
Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas, intelectuais de botequim, pais-de-santo e cannabis sativa. Sem falar, é claro, dos crimes do primeiro serial killer da história, que executa seu sinistro plano nota a nota, com notável afinação e precisão de corte. O britânico e intrépido detetive e seu fiel e desconfiadíssimo esculápio vivem então no Rio de Janeiro a aventura de Sherlock Holmes que Conan Doyle se excusou de contar - por motivos que ficarão bastante óbvios -, mas que para felicidade do leitor brasileiro Jô Soares resgata neste romance implacável e impagável.
 
 
 
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
(John Boyne - 186 páginas - Companhia das Letras)
 
Sinopse
 
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
 
 
O DIÁRIO DE ANNE FRANK
(Anne Frank - 317 páginas - Record)
 
Sinopse
 
"12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente segui para Auschwitz e mais tarde para Bergen-belsen."
 
 
 
 
MADAME BOVARY
(Gustave Flaubert - 410 páginas - Martin Claret)
 
Sinopse
 
A personalidade literária de Flaubert, dotada de agudo senso crítico que o distanciou do exaltado gosto romântico da época, levou-o a tornar-se um dos maiores prosadores da França no século XIX. O romance "Madame Bovary" é a sua obra-prima. Baseado em fatos da vida real, o livro, que Flaubert levou cinco anos para escrever, causou forte impacto, a ponto de gerar o processo no qual o autor escapou de ser condenado à prisão, graças à habilidade da defesa, que transformou a acusação de imoralidade na proclamação das intenções morais e religiosas do autor. Nem moral, nem imoral, a narrativa é uma devastadora crítica das convenções burguesas do seu tempo.
 
 
 
O MUNDO DE SOFIA
(Josten Gaarden - 547 páginas - Companhia das Letras)
 
Sinopse
 
Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades.